Notícias
“Experimentar” e “Self-Service para Crianças” na EMEI José Roschel Christi
Projetos da unidade têm o objetivo de incentivar as crianças a provarem diversos alimentos e evitar o desperdício.
Publicado em: 03/10/2016 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020
O primeiro a ser colocado em prática foi o projeto “Self-Service para Crianças”. A iniciativa tem o objetivo de evitar um grande desperdício de comida e consiste basicamente em deixar as crianças decidirem quanto e quais alimentos querem comer. Wilma Helena da Silva é Coordenadora Pedagógica na unidade. Segundo ela, a ideia surgiu em 2007, para combater o desperdício de comida. “A escola agiu em duas frentes: conversando com as crianças sobre a questão e organizando o “self-service” para que elas tivessem a autonomia de escolher quantidade e o que comer”, explica.
Para garantir todos os nutrientes necessários para as crianças, a EMEI lançou o projeto “Experimentar”, que já tinha sido realizado algumas vezes, mas em momentos pontuais na sala de aula. A idealizadora desta segunda iniciativa foi a Professora Maria Joseluzia Meloz. “Hoje os projetos funcionam em dois períodos, atendem cerca de 480 crianças e envolve Agentes Escolares, Professores e Auxiliares Técnicos Educativos (ATEs)”, destaca Wilma.
Para a Coordenadora Wilma, que acompanha de perto esses dois projetos, o resultado é visível. “Conseguimos reduzir consideravelmente o desperdício. É possível medir pelo tamanho do descarte. Como Coordenadora Pedagógica, tenho acompanhado este processo e seus avanços de perto. Atribuo isso ao vínculo dos alunos com as professoras, que os incentivam a comer outros alimentos com os quais os pequenos não estão acostumados, como verduras, legumes e peixe”, completa.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
EMEFM Vereador Antônio Sampaio supera meta do SARESP em 17% e conquista Prêmio Excelência Educacional
Publicado em: 18/03/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher
Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena
Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Gasto Público Tem Endereço: SME participa do 3º Desafio e reforça compromisso com a redução de desigualdades
Publicado em: 18/03/2026 10h43 - em Secretaria Municipal de Educação
LEDUC reúne educadores no CEU Água Azul e fortalece debates sobre educação pública
Publicado em: 18/03/2026 10h00 - em CEU e COCEU