Notícias

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Projeto de educação ambiental realizado no contraturno ainda contribui para a disseminação da cultura da sustentabilidade

Publicado em: 15/05/2026 10h39 | Atualizado em: 15/05/2026
estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Com jaleco, experimentos e pesquisas no contraturno, estudantes do Ensino Fundamental da CEU EMEF Nazaré Neri Lima estão participando do projeto “Do Micro ao Macro: A Educação Ambiental como Ferramenta para Transformar Comportamentos”, no qual são incentivados a ter um olhar de cientistas ambientais e promover assim atitudes mais sustentáveis dentro e fora da escola. O projeto começou no início do ano e já é considerado um destaque na escola, em que outros alunos já aguardam em lista de espera para poderem participar.  

O mentor da ação é o professor de ciências Luiz Carlos Rodrigues, que leciona na unidade há 7 anos. “Já desenvolvemos inúmeros projetos e atividades na escola, mas esse realmente tem sido bastante transformador para os alunos”, afirmou o professor. Ao todo, são 31 alunos dos 7º, 8º e 9º anos que, após o período de aula regular, retornam à escola para participarem dos encontros desse projeto que ocorrem às terças e sextas. Mas a interação do grupo ainda segue por meio do whatsapp. O professor levanta determinados temas e envia no grupo, incentivando os alunos a pesquisarem mais, inclusive utilizando a inteligência artificial. 

Nos experimentos realizados, os alunos já criaram jogos – que reforçavam o conceito do descarte correto do lixo – e brinquedos com materiais recicláveis, confeccionaram papel semente e realizaram compostagem com as sobras da alimentação escolar. Os alunos, que são os protagonistas no projeto, relatam que pequenas atitudes podem fazer a diferença no planeta e onde moram. “Depois que ingressamos no projeto, repensamos as nossas atividades e percebemos que nosso bairro não é isolado, cuidar do meu bairro já é uma forma de cuidar do planeta”, afirmou o estudante Guilherme Pereira. 

A atividade do papel semente vai para além da reciclagem de papéis. No processo o professor ensina a realizar o processo de reciclagem e depois apresenta uma nova possibilidade para estes materiais, já que esses podem auxiliar que novos plantios sejam realizados. “Os alunos colocam a mão na massa e aprendem a identificar as fibras onde devemos colocar as sementes nestes papéis. Nossa ideia é distribuir esses papéis sementes para que novos plantios sejam feitos inclusive pelas famílias dos estudantes”, relata o professor Luiz. 

Muitos alunos até encaravam a aula de ciências como algo chato ou cheio de termos complicados, mas o projeto veio para trazer novas perspectivas sobre a disciplina. “O aprendizado real não depende apenas de anotações ou de notas bimestrais, mas do que conseguimos explicar do que compreendemos sobre o tema”, ressaltou a aluna Yasmin Dias. 

De acordo com o professor, devido ao sucesso, existe a pretensão que o projeto continue por outros anos. “Nossa intenção é contemplar ainda mais alunos e atender os que estão em fila de espera, na expectativa para ingressarem”, afirmou o professor Luiz. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Publicado em: 20/03/2026 6h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com três imagens de atividades na educação infantil. Na parte superior, crianças pequenas estão sentadas em roda com duas educadoras, em um ambiente acolhedor, enquanto outra criança brinca deitada no chão com um brinquedo. Na parte inferior esquerda, um grupo de crianças usando toucas participa de uma atividade culinária, misturando ingredientes em uma tigela sobre uma mesa com toalha xadrez; ao fundo, há um quadro com uma receita escrita. Na parte inferior direita, crianças exploram materiais e objetos em um espaço organizado, sentadas em cadeiras pequenas, manuseando utensílios e recipientes. O conjunto retrata momentos de interação, aprendizagem e brincadeira.

Projeto trabalha receitas culinárias, brincadeiras e até um SPA para os bebês e crianças

Publicado em: 20/03/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto Fachada Ceu Três Pontes

Escolas de São Miguel realizam 1º Festival Paralímpico da Educação Infantil 

Publicado em: 20/03/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Fotografia de duas pessoas amamentando.

Formação Rede Amigos do Peito agora na EMASP

Publicado em: 19/03/2026 5h03 - em CEI Amigo do Peito

Montagem com quatro imagens de um ambiente sensorial voltado a bebês. Na primeira, há um pequeno quadro verde com a inscrição “Luzes e Cores”, apoiado sobre tecidos claros e iluminação suave. Nas demais imagens, bebês exploram o espaço deitados sobre panos coloridos, interagindo com luzes decorativas multicoloridas. Eles tocam, observam e se aproximam das luzes, demonstrando curiosidade e concentração. O ambiente é acolhedor, com cores suaves, tecidos e elementos que estimulam os sentidos.

Vivência entre luzes e cores na Educação Infantil promove desenvolvimento em berçário 

Publicado em: 19/03/2026 4h42 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 36 37 38 39 40 1.674