Notícias

Programa CEI Amigo do Peito é finalista em premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça

Iniciativa está presente em 280 CEIs da cidade São Paulo e incentiva aleitamento materno

Publicado em: 18/11/2019 15h30 | Atualizado em: 06/08/2021
mulher amamenta dois bebês simultaneamente e sorri. Uma criança um pouco mais velha a abraça do lado esquerdo. Logomarca do CEI Amigo do Peito

 

O Programa CEI Amigo do Peito, destinado aos Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede direta e conveniada/parceira e que incentiva o aleitamento é um dos três finalistas da premiação “Chamada Pública para Seleção, Premiação e Disseminação de Boas Práticas”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os vencedores serão conhecidos durante o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância da Região Sudeste, marcado para os dias 2 e 3 de dezembro.

A premiação reconhece os esforços que estão sendo realizados para promoção e garantia de direitos e atenção à primeira infância, como uma das ações do projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”. Serão premiadas as três melhores práticas das categorias Sistema de Justiça, Governo, Empresas e Sociedade Civil Organizada.

Realizada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da SME, a campanha da “CEI amigo do peito”, foi uma das selecionadas ao lado da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, com o programa Primeira Infância Melhor, de promoção de direitos para as mulheres privadas de liberdade e seus filhos e do Programa Família que acolhe da Prefeitura Municipal de Boa Vista, Roraima, primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Os vencedores das categorias “Sistema de Justiça”, “Governo” e “Empresas” receberão troféu e certificado, e os da categoria “Sociedade Civil Organizada” receberão prêmios em dinheiro que deverá contribuir com a continuidade da prática, fomentar e estimular a criação e implementação de novos projetos por estas entidades.

CEI Amigo do Peito

Iniciada em 2018, a campanha “Selo CEI Amigo do Peito” incentiva os Centros de Educação Infantil (CEI), da Rede Municipal, a ampliarem o atendimento especializado para as mães em fase de amamentação. A primeira edição do projeto contou com 93 unidades participantes. Já em 2019 o total de contempladas aumentou significativamente, em 200%, atingindo 280 Selos entregues.

O Selo CEI Amigo do Peito foi criado pela Secretaria Municipal de Educação para apoiar os profissionais da educação no acolhimento e incentivo às famílias para a continuidade do aleitamento materno após o ingresso de bebês e crianças nas Unidades de Educação Infantil, bem como enaltecer ações e projetos já existentes. A certificação tem validade de um ano e pode ser renovada anualmente.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de quatorze crianças pequenas sentadas na mureta com binóculos observando os pássaros.

Projeto Passarinhar transforma a biodiversidade em ferramenta pedagógica para a educação ambiental

Publicado em: 25/03/2026 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia e uma mulher segurando um livro e mostrando para os adolescentes na roda de conversa.

Projeto sobre equidade de gênero mobiliza estudantes de escola municipal 

Publicado em: 24/03/2026 6h28 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografias de estudantes em sala de aula durante aulo do Programa Portas Abertas.
Fotografia de crianças sentadas ao redor da mesa durante reunião do Conselho Mirim.

EMEI Compositor Silvio Caldas dá voz às crianças com criação de Conselho Mirim

Publicado em: 23/03/2026 5h56 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de quatro mulheres em roda olhando para a câmera.

Programa Mães Guardiãs conquista o Prêmio Cidades Educadoras 2026  

Publicado em: 23/03/2026 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 35 36 37 38 39 1.674