Notícias

Estudantes de escolas municipais participam das Olimpíadas Estudantis

Evento conta com 100 mil participações em 13 modalidades esportivas, incluindo atletismo paralímpico

Publicado em: 06/09/2018 16h41 | Atualizado em: 30/11/2020

olimpiadas_740_x_430.jpg

Entre os meses de setembro e dezembro, crianças e jovens com idade entre 10 e 17 anos participam das XI Olimpíadas Estudantis e o VIII InterCEUs da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A competição envolve 13 modalidades esportivas – basquetebol, futsal, handebol, voleibol, rugby, natação, atletismo, atletismo paralímpico, judô, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de campo e tênis de mesa.

O evento iniciou no dia 3 de setembro e conta com 100 mil participações de estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), organizados em três categorias: pré-mirim, mirim e infantil. Os educandos representam as Unidades Educacionais que estudam e podem participar de mais de uma modalidade esportiva. No InterCEUs, competem os estudantes regularmente matriculados em projetos ou atividades esportivas desenvolvidas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Somadas as duas competições, é estimada a participação de 400 Unidades Escolares e mais 46 CEUs.

As disputas nas modalidades coletivas ocorrem em duas etapas: fase regional, entre as escolas de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), e a municipal, com os vencedores de cada DRE. As modalidades individuais acontecem em um único dia. Somente no atletismo haverá uma etapa classificatória nas 13 regiões e, em seguida, a final municipal.

Pelo segundo ano consecutivo, para estimular a participação das meninas nos jogos, o regulamento prevê que só estarão aptas para participar as unidades escolares que inscreverem, pelo menos, uma equipe feminina.

As competições ocorrem nos CEUs, Unidades Educacionais, Clubes Esportivos da Cidade, unidades do SESC e Clube Esperia.

Olimpíadas Estudantis – Promovidas desde 2007 na RME, as Olimpíadas Estudantis têm o objetivo de estimular a prática esportiva e a vivência organizada do esporte nas escolas e CEUs.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de quatorze crianças pequenas sentadas na mureta com binóculos observando os pássaros.

Projeto Passarinhar transforma a biodiversidade em ferramenta pedagógica para a educação ambiental

Publicado em: 25/03/2026 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia e uma mulher segurando um livro e mostrando para os adolescentes na roda de conversa.

Projeto sobre equidade de gênero mobiliza estudantes de escola municipal 

Publicado em: 24/03/2026 6h28 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografias de estudantes em sala de aula durante aulo do Programa Portas Abertas.
Fotografia de crianças sentadas ao redor da mesa durante reunião do Conselho Mirim.

EMEI Compositor Silvio Caldas dá voz às crianças com criação de Conselho Mirim

Publicado em: 23/03/2026 5h56 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de quatro mulheres em roda olhando para a câmera.

Programa Mães Guardiãs conquista o Prêmio Cidades Educadoras 2026  

Publicado em: 23/03/2026 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 35 36 37 38 39 1.674