Notícias

Mais de 3 mil estudantes de escolas municipais transformam o Museu de Zoologia da USP em uma extensão da sala de aula

Visitas pedagógicas têm o objetivo de incentivar o interesse dos estudantes por assuntos como biodiversidade e sustentabilidade, além de promover vivências que enriquecem seus processos formativos

Publicado em: 03/04/2025 17h26 | Atualizado em: 03/04/2025
Fotografia mostra grupo de crianças em visita ao Museu de Zoologia da USP. Ao fundo, um urso marrom e uma ave empalhados, um monitor que conversa com o grupo, e na parede a placa onde se lê "Biodiversidade conhecer para preservar".

Crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da capital estão participando de visitas pedagógicas no Museu de Zoologia da USP, na zona Sul da cidade, que possui um dos maiores acervos zoológicos da América latina, inclusive de animais expostos já extintos. A ação, prevista para acontecer até maio, deverá contemplar cerca de 3 mil estudantes.  

A iniciativa faz parte das aprendizagens oferecidas nas turmas do Programa São Paulo Integral (SPI), da Secretaria Municipal de Educação, e visa contribuir com a ampliação das experiências oferecidas aos participantes. Os professores articulam seus planejamentos para que a experiência contemple ações antes e depois da visita pedagógica e esteja integrada ao Currículo da Cidade.

Ao conhecer a exposição “Biodiversidade: Conhecer para preservar”, as crianças têm a possibilidade de aprender sobre biodiversidade, patrimônio, sustentabilidade, entre outros. Dessa forma, o Museu se transforma em uma extensão da sala de aula e desperta ainda mais o interesse dos pequenos para esses assuntos.

Ao término da visita ao Museu de Zoologia, havendo condição climática favorável, os estudantes e professores fazem um lanche na área externa do jardim do Museu do Ipiranga, que possui uma entrada a 100 metros do local. 

As visitas acontecem durante a semana, de terça a sexta-feira, sendo uma turma no período da manhã e outra da tarde. A realização é do Núcleo de Educação Integral da SME em conjunto com o educativo do Museu de Zoologia da USP. 

São Paulo Integral

O Programa São Paulo Integral tem por objetivo promover a vivência de situações que enriqueçam o processo formativo das crianças e jovens, expandindo seus tempos de permanência na Unidade Educacional, em práticas pedagógicas nos territórios educativos e nas comunidades de aprendizagem. O programa abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com uma compodição de quatro fotografias de faixas pintadas a mão com dizeres sobre violência contra mulher.

Escola faz passeata pelo bairro para denunciar violência contra mulher

Publicado em: 25/03/2026 6h08 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem com o fundo laranja e o texto
Fotografia de seis pessoas adultas sentadas ao redor da mesa conversando. Sobre a mesa papéis, computado e tablets.

SME realiza nova reunião sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 25/03/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 34 35 36 37 38 1.674