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Mapas georreferenciados localizam produções em vídeo realizadas a partir do curso Imprensa Jovem Online
Registros sistematizados das produções das equipes de acordo com temas
Publicado em: 19/12/2016 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020
O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação implantou, em 2014, o curso Imprensa Jovem Online com o objetivo de criar agências de notícias escolares. A ideia nasceu da proposta presencial do curso, ofertada apenas para professores da Rede e que tem suas bases na Lei Educom nº 13.941 de 2004.
“A ampliação do número de equipes em escala é uma das principais características do curso na modalidade online e a atuação dos agentes de notícias na escola reforça o protagonismo juvenil e a cultura digital em rede. O curso propicia a melhora do diálogo entre estudante, professor e comunidade, bem como ressignifica os espaços e tempos escolares”, diz o coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima.
Durante e ao final de cada oferta, os grupos participantes produzem audiovisuais que permanecem na plataforma Edmodo. Especificamente a partir da segunda oferta foi possível implementar mapas georreferenciados, classificados por unidade escolar, contendo os vídeos produzidos pelas equipes integrantes dos cursos. Em cada uma das cinco ofertas, as atividades do curso Imprensa Jovem Online – denominadas, no curso, desafios – foram pautadas por temas transversais distintos que propiciaram trocas de conhecimentos intersetoriais específicos:
- Primeira oferta – Os desafios estavam inseridos no âmbito jornalístico propriamente dito;
- Segunda oferta – Os desafios focaram o tema sustentabilidade;
- Terceira oferta – Consolidou-se parceria com o Núcleo de Educação Étnico-Racial para a elaboração dos desafios, cujo tema transversal contemplou as relações étnico-raciais;
- Quarta oferta – Foi estabelecida parceria com a Academia Estudantil de Letras e Sala e Espaço de Leitura para viabilizar desafios ligados ao tema Literatura;
- Quinta oferta – O tema transversal dos desafios versou sobre os Direitos Humanos, desta forma consolidou-se parceria com a Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos.
Assim, foram criados os respectivos Mapas como registro sistematizado das produções das equipes:
Mapa Sustentabilidade




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