Notícias
Aula inaugural do curso “Alfabetização e Práticas de Linguagem”
Primeiro encontro realizado no dia 15 de setembro, na Uninove Vergueiro; formação conta com 36 turmas
Publicado em: 18/09/2018 13h10 | Atualizado em: 30/11/2020Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores designados na função de Recuperação Paralela e Coordenadores Pedagógicos participaram no último sábado (15), no período da tarde, do curso “Alfabetização e práticas de linguagem”. A formação ocorreu no auditório da Uninove, do Campus Vergueiro, em parceria com o Instituto Península e o Instituto Singularidades.
O curso, que acontece entre 15 de setembro e 10 de dezembro, com 36 turmas, somando o total de 1800 vagas, tem o objetivo de ampliar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos dos professores da rede municipal de ensino nos âmbitos da alfabetização e das diversas práticas de linguagem no ciclo de alfabetização.
Compuseram a mesa de abertura da aula inaugural do curso o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a Diretora da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM) da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carla Francisco, a Gerente de Projetos do Instituto Península, Daniela Kimi, o Diretor Executivo do Instituto Singularidades, Miguel Thompson e a Professora Mestre, Sônia Madi.
“Essa parceria entre a Rede Municipal de Ensino e os Institutos mostra como podemos construir, a partir da experiência de ambos, ações de aprofundamento do Currículo da cidade”, observou o Secretário Alexandre Schneider. “Desejamos que essa formação seja muito significativa e que, de fato, impacte nas práticas que temos nas salas de aula, em especial, nas práticas de alfabetização”, ressaltou Carla Francisco, Diretora da DIEFEM.
Em seguida, foi proposta uma atividade de acolhimento para os participantes com a seguinte pergunta: “Por que me tornei um professor alfabetizador e quais são as qualidades que um professor alfabetizador precisa ter?”.
Após a atividade de acolhimento, os participantes puderam assistir à exibição de um vídeo que apresentou a experiência de quatro professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino.
Dando continuidade à aula inaugural do curso, a Professora Doutora Silvana Augusto e a Professora Mestre Sônia Madi conversaram com o público sobre o tema “Alfabetização e Práticas de Linguagem – Princípios Teórico-práticos do curso”.
Na etapa final da aula, o público pôde acompanhar a apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para mais informações sobre o curso, acesse o comunicado oficial.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Contratação de temporários durante o período eleitoral
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital oferecem programação especial durante o Agosto Indígena
Secretaria Municipal de Educação
Programa de Apoio Pedagógico promove protagonismo estudantil na EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo lança Educamóvel para orientar e tirar dúvidas sobre os serviços da Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
44ª edição do Recreio nas Férias começa na próxima quarta-feira (10) com refeições diárias, atividades recreativas e passeios culturais
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de programações do Edifício Oswald de Andrade
Relacionadas
CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP
Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
SME oferece 200 vagas para professores da rede municipal realizarem o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes”
Publicado em: 15/03/2024 4h26 - em Educação em Direitos Humanos
EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino
Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem programação especial gratuita no mês do HIP HOP
Publicado em: 14/03/2024 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes de escolas municipais mergulham na emoção da Fórmula E para cobrir o evento na capital paulista
Publicado em: 14/03/2024 11h13 - em Educomunicação