Notícias

Prefeitura de SP promove Maio Amarelo para conscientização no trânsito com filme, workshop e mímica nos CEUs

Movimento Maio Amarelo busca sensibilizar a sociedade sobre o valor da segurança viária; programação contempla todas as idades e regiões da cidade

Publicado em: 05/05/2023 16h45 | Atualizado em: 08/05/2023

foto de uma mulher atravessando a rua, sobreposto, estão os dizeres Movimento Maio Amarelo - no trânsito, escolha a vidaPelo sétimo ano consecutivo, a Prefeitura de São Paulo promoverá, ao longo do mês, o movimento Maio Amarelo 2023 com ações e eventos para sensibilizar a população para hábitos e comportamentos saudáveis no trânsito. Haverá ações nos CEUs Caminho do Mar, Jaçanã, Parque Veredas e Butantã, a partir desta segunda-feira (8).
Confira, abaixo, os destaques da programação e o cronograma de atividades:

Cronograma:

CEU Caminho do Mar: dias 8, 9 e 12 de maio
CEU Jaçanã: dias 15, 16 e 17 de maio
CEU Veredas: de 21 a 27 de maio
CEU Butantã: de 28 de maio a 2 de junho

Destaques da programação:

Na Pista Certa
Participação da Equipe de Educação no Programa “Na Pista Certa” que é realizado pela Fundação Mapfre. A iniciativa é direcionada a crianças de 4 a 12 anos, que participam de experiências lúdicas e pedagógicas realizadas em um espaço cenográfico de 600m ² com estrutura modular e itinerante.
Nessas atividades, os pequenos participantes aprendem brincando a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade.

Cine Trânsito
Filme inspirado na história de O Mágico de Oz, adaptado para a realidade de São Paulo, conta as aventuras de Dorotéia, uma menina que sai do interior, buscando sua identidade na cidade grande. Nesta jornada enfrenta desafios e situações que a passam por obstáculos, enfrentam medos e fazem descobertas junto com seus amigos até chegar à Freguesia de Óz. Os conceitos de segurança do pedestre, cidadania e sustentabilidade são trabalhados no decorrer da história. Após o filme, os educadores fazem um bate papo com os alunos sobre os conceitos de segurança e cidadania.
Público-alvo: alunos do Fundamental I.

Workshop: Mobilidade Segura – Um direito da pessoa idosa
Esse Workshop propõe uma reflexão sobre a mobilidade segura da pessoa idosa, aborda as limitações que surgem com o envelhecimento, as situações de risco na circulação e travessia, estatísticas e estudo de casos, os direitos da pessoa idosa entre outros. Com duração de aproximadamente, duas horas, educadores da CET apresentam o tema de forma dinâmica e interativa e finalizam com um bingo de Trânsito para a fixação dos conceitos abordados.
Público-alvo: idosos.

Palestra Virtual – Mobilidade Urbana e o Planeta Terra
A palestra tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o estilo de vida adotado nos últimos anos pela humanidade, no que diz respeito aos modos de deslocamentos mais comuns e outras escolhas corriqueiras do dia a dia que têm provocado impacto significativo no clima do nosso planeta. Abordar a importância da preservação do meio ambiente e a necessidade de rever nosso modo de vida para mitigar as consequências do aquecimento global.
Público-alvo: adultos.

Atividades na Rua – Mímica
Através da técnica da mímica, apenas com o uso da comunicação não verbal, orientações a respeito de segurança no trânsito são passadas aos pedestres e motoristas de forma bem-humorada. Esse trabalho é realizado em vários pontos da cidade, preferencialmente em cruzamentos nas proximidades das escolas.
Público: pedestres, ciclistas e condutores em geral.
Local: Diversos pontos da cidade, preferencialmente em cruzamentos nas proximidades das escolas.

Teatro de fantoches
Peça teatral, que através da técnica de fantoches, estimula os sentidos, a linguagem e o raciocínio da criança, levando-a a conhecer regras de circulação e travessia, brincadeiras em locais adequados, além de fornecer noções de meio ambiente e cidadania. Tem por objetivo despertar hábitos e comportamentos seguros. A peça conta a história da menina Clara, que tem sua boneca roubada por um fantasma malvado, o Assombroso. Um fantasma do bem, o Boris, faz de tudo para ajudá-la a encontrar sua boneca e a exterminar o fantasma malvado, que além de roubar brinquedos das crianças, faz com que as pessoas se distraiam e sejam atropeladas. Antes, porém, a menina aprende com o Boris, noções de circulação e travessia segura. Será que Clara encontrará sua boneca, atravessando a rua com segurança?
Público-alvo: crianças de 4 a 6 anos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Roda de conversa de crianças pequenas sentadas no chão com a professora para leitura de uma história.

Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial 

Publicado em: 30/03/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Curso Linguagem Cultura Escrita
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência

Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem de um jovem sorridente, em ambiente interno, ao lado de uma cabine de votação. Ele usa óculos, camiseta clara com a palavra “VOTE” e o número “8” escritos à mão, além de um nome abaixo, sugerindo apoio a uma candidatura. Ao lado, há uma estrutura de papelão branca com as inscrições “Justiça Eleitoral” e “Cabina de Votação”, com o símbolo oficial ao centro. A cabine está posicionada sobre uma mesa, onde também é possível ver parte de um equipamento eletrônico. O cenário remete a um processo de votação escolar, como eleições de grêmio estudantil.

Escola municipal realiza eleição do Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas 

Publicado em: 27/03/2026 6h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem de imagens em ambiente de cozinha profissional. Na parte superior, um grupo de aproximadamente quinze pessoas posa sorrindo para a câmera, vestindo aventais e toucas, ao redor de uma mesa com diversos alimentos preparados, como pães, bolos, frutas e pratos decorados. O grupo é diverso em idade, gênero e aparência, transmitindo um clima de colaboração e acolhimento. Na parte inferior, há três imagens menores: à esquerda, uma pessoa observa a tela de um computador com conteúdo organizado em quadros; ao centro, participantes trabalham na preparação de alimentos em uma bancada, manipulando ingredientes; à direita, duas pessoas conversam enquanto uma delas gesticula, possivelmente explicando uma atividade. O conjunto das imagens sugere um contexto de formação, trabalho coletivo e aprendizado na área de alimentação.
1 33 34 35 36 37 1.674