Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adere à Prova Nacional Docente (PND) que acontecerá no segundo semestre deste ano

Anúncio foi realizado pelo Secretário Fernando Padula durante evento internacional que reuniu lideranças e especialistas da área

Publicado em: 14/03/2025 10h53 | Atualizado em: 14/03/2025
Professora de Ensino Fundamental

Nesta quinta-feira (13) a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anunciou a adesão à Prova Nacional Docente (PND), que está sendo apelidada como “Enem dos Professores”, que foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. O anúncio foi realizado pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, durante o “Encontro Anual Educação Já” que reuniu na capital paulista lideranças e especialistas do Brasil e do mundo para debater políticas públicas educacionais. 

A PND será aplicada pelo INEP e as redes públicas de ensino poderão utilizar os resultados da prova como critério exclusivo ou complementar na seleção de novos docentes para a educação básica. O exame será voltado para os concluintes de licenciaturas e licenciados e em sua primeira edição avaliará as seguintes áreas do conhecimento: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.

O Secretário Fernando Padula destacou que o exame vai de encontro às políticas públicas da pasta para qualificação e formação dos profissionais que estão pautadas em alguns tripés como valorização da carreira, melhorar os critérios de seleção e estímulo aos estudantes de licenciatura. “São Paulo recebe com muita alegria e entusiasmo essa prova. Acho que ela está totalmente aderente ao que a Rede Municipal está fazendo nos últimos anos. Trabalhamos nesses dois pilares: tornar a carreira mais atrativa e melhorar a barra de seleção”, enfatizou o Secretário. 

Padula também destacou que no último concurso realizado pela pasta foi incluída uma etapa com prova prática para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. Também acrescentou que outra importante ação para incentivo aos estudantes de licenciatura são os estágios nas unidades educacionais da Rede Municipal em dois programas: o “Parceiros da Aprendizagem” para atuação na fase de alfabetização e o “Aprender sem Limites” para atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. São mais de 11 mil estagiários na Rede Municipal da capital paulista.  

“Só reafirmando que São Paulo aderiu ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e à Política de Educação Integral. Portanto é uma continuidade de parceria entre os governos federal e municipal da capital e vai ao encontro da qualificação dos profissionais que estamos trabalhando”, finalizou o Secretário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 31 32 33 34 35 1.674