Notícias

Último dia do Congresso Municipal terá Djamila Ribeiro, Carla Akotirene e premiação do Educador em Destaque 2023

Premiação destina R$ 27 mil aos cinco primeiros projetos classificados na categoria “Professor em Destaque; a cantora Ana Carolina fará o show de encerramento desta sexta-feira (6)

Publicado em: 06/10/2023 8h42 | Atualizado em: 06/10/2023
Fotografia mostra Djamila Ribeiro no palco do Congresso Municipal de Educação.

Djamila Ribeiro e Carla Akotirene abrem os debates sobre “Educação Pública de Qualidade”, às 9h30, nesta sexta-feira (6), na primeira conferência do último dia do Congresso Municipal de Educação. Na sequência, às 11h15, será momento de refletir sobre “Educação é direito: Educação Inclusiva” com Silvana Drago, Vera Capellini, Renan Rodrigues de Souza e Klaus Schlunzen. 

O terceiro dia de Congresso também será marcado com a Premiação do Educador em Destaque – 2023, que ocorrerá das 17h às 20h, no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes. A cantora Ana Carolina fará o show de encerramento com “Ana Canta Cássia”. 

A iniciativa ‘Educador em Destaque’ destina R$ 27 mil em prêmios aos cinco primeiros projetos classificados da categoria “Professor em Destaque” e presta homenagens aos selecionados nas categorias: ‘Professor Emérito’, ‘Gestor Emérito’, ‘Analista Emérito’, ‘Apoio Emérito’ e ‘Nutricionista Emérito’.

Mais um dia recheado de atividades

O período da tarde, das 13h às 14h30, contará com momentos de interações sobre avaliação formativa, Educador Pesquisador – Educação de Jovens e Adultos,  oficinas com temas que vão desde estratégias pedagógicas para uso de tecnologias em sala de aula e a utilização de Tecnologia Assistivas até aventura como prática corporal na escola, entre outros. 

Haverá, ainda, relatos de práticas sobre Educação Antirracista e Matemática, e rodas de conversa sobre diversidade, cultura e arte como caminho para a educação integral e políticas públicas para pessoas com TEA.

As atividades continuam, das 15h às 16h30, com outras oficinas, relatos de prática e rodas de conversa. Neste horário, no espaço Café com Autores estarão presentes Rosana Rios, Ilan Brenman, Pedro Bandeira, Eva Furnari, José Roberto Torero e Ricardo Azevedo.

A programação completa pode ser conferida no site do evento: https://congressomunicipal.sme.prefeitura.sp.gov.br (Link para um novo sítio)

Haverá transmissão simultânea da programação do Auditório Emília Ferreiro no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação. (Link para um novo sítio)

6ª edição do Congresso da Rede Municipal de Ensino

Com o tema “Conectar Saberes para uma Educação Transformadora”, a expectativa é atingir a participação total de cerca de 15 mil profissionais. A iniciativa oferece espaços de reflexão sobre educação, compartilhamento de projetos e ações dos educadores da Rede Municipal na perspectiva da equidade, educação inclusiva e integral envolvendo estudantes de todos os ciclos de ensino. Há discussões simultâneas em diferentes espaços com vivências, relatos de práticas e rodas de conversa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 31 32 33 34 35 1.674