Notícias

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Evento da SME reunirá educadores da Rede Municipal para fortalecer práticas de mediação, cultura de paz e Educação em Direitos Humanos 

Publicado em: 15/05/2026 11h54 | Atualizado em: 15/05/2026
Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). O encontro integra as ações formativas da Rede Municipal de Ensino e reunirá cerca de 600 educadores que atuam nas Comissões de Mediação de Conflitos das Unidades Educacionais e Diretorias Regionais de Educação (DREs). 

Nesta edição, o tema central será “Diálogo, escuta e ação no enfrentamento à violência contra a mulher”, proposta que busca ampliar o debate sobre as violências de gênero e seus impactos no cotidiano escolar. O evento parte do entendimento de que a violência contra a mulher é uma questão social estruturante, atravessada por desigualdades históricas e culturais que influenciam as relações sociais desde a infância. 

O encontro tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas voltadas à prevenção das violências, à promoção da convivência democrática e ao desenvolvimento de ações alinhadas à Educação em Direitos Humanos. A iniciativa também apoia educadores na identificação e no enfrentamento das dinâmicas de violência de gênero presentes nos territórios e nas unidades educacionais. 

Ao longo das edições anteriores, o encontro consolidou-se como um importante espaço de formação e diálogo, mobilizando profissionais da educação em discussões sobre diversidade, equidade e cultura de paz. Em 2026, a proposta amplia esse debate ao destacar a importância do diálogo, da escuta qualificada e da ação coletiva no enfrentamento das desigualdades e violências contra as mulheres. 

A programação contará com acolhimento, abertura institucional, disparador formativo, roda de conversa com especialistas, interação com o público, participação de estudantes e apresentação cultural. As atividades foram organizadas para promover trocas de experiências entre os participantes, fortalecendo o trabalho desenvolvido pelas Comissões de Mediação de Conflitos nas escolas e DREs. 

O evento é realizado por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP) com credenciamento a partir das 13h, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. As vagas serão distribuídas entre as Diretorias Regionais de Educação, com prioridade para integrantes das Comissões de Mediação de Conflitos das Unidades Educacionais e DREs. A organização também busca garantir, sempre que possível, a composição de 50% de educadores homens e 50% de educadoras mulheres, em consonância com a temática abordada. 

Comissão de Mediação de Conflitos 

A Comissão de Mediação de Conflitos atua na promoção de ações voltadas ao fortalecimento da Cultura de Paz, da prevenção às violências e da convivência escolar, buscando garantir um ambiente educacional mais acolhedor, democrático e seguro. Em articulação com diversos setores da Secretaria Municipal de Educação e instituições parceiras, desenvolve políticas integradas orientadas pela perspectiva dos Direitos Humanos, com foco na garantia do processo de aprendizagem para todos. A temática da Educação em Direitos Humanos, Convivência e Mediação de Conflitos integra os eixos pedagógicos da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), vinculada à Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU).  

VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos 

Data: 20/05/2026 (quarta-feira)
Horário: Início previsto para as 13h e término às 18h
Local: SESC Vila Mariana – São Paulo/SP 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 31 32 33 34 35 1.674