Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adere à Prova Nacional Docente (PND) que acontecerá no segundo semestre deste ano

Anúncio foi realizado pelo Secretário Fernando Padula durante evento internacional que reuniu lideranças e especialistas da área

Publicado em: 14/03/2025 10h53 | Atualizado em: 14/03/2025
Professora de Ensino Fundamental

Nesta quinta-feira (13) a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anunciou a adesão à Prova Nacional Docente (PND), que está sendo apelidada como “Enem dos Professores”, que foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. O anúncio foi realizado pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, durante o “Encontro Anual Educação Já” que reuniu na capital paulista lideranças e especialistas do Brasil e do mundo para debater políticas públicas educacionais. 

A PND será aplicada pelo INEP e as redes públicas de ensino poderão utilizar os resultados da prova como critério exclusivo ou complementar na seleção de novos docentes para a educação básica. O exame será voltado para os concluintes de licenciaturas e licenciados e em sua primeira edição avaliará as seguintes áreas do conhecimento: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.

O Secretário Fernando Padula destacou que o exame vai de encontro às políticas públicas da pasta para qualificação e formação dos profissionais que estão pautadas em alguns tripés como valorização da carreira, melhorar os critérios de seleção e estímulo aos estudantes de licenciatura. “São Paulo recebe com muita alegria e entusiasmo essa prova. Acho que ela está totalmente aderente ao que a Rede Municipal está fazendo nos últimos anos. Trabalhamos nesses dois pilares: tornar a carreira mais atrativa e melhorar a barra de seleção”, enfatizou o Secretário. 

Padula também destacou que no último concurso realizado pela pasta foi incluída uma etapa com prova prática para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. Também acrescentou que outra importante ação para incentivo aos estudantes de licenciatura são os estágios nas unidades educacionais da Rede Municipal em dois programas: o “Parceiros da Aprendizagem” para atuação na fase de alfabetização e o “Aprender sem Limites” para atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. São mais de 11 mil estagiários na Rede Municipal da capital paulista.  

“Só reafirmando que São Paulo aderiu ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e à Política de Educação Integral. Portanto é uma continuidade de parceria entre os governos federal e municipal da capital e vai ao encontro da qualificação dos profissionais que estamos trabalhando”, finalizou o Secretário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673