Notícias

Cozinheiras da Rede Municipal de Ensino apresentam suas receitas para grandes chefs

Encontro proporcionou troca de experiências entre cozinheiras, nutricionistas e chefs

Publicado em: 09/03/2018 10h56 | Atualizado em: 30/11/2020

cozinheiras_rede_apresentam_chefs4_740_x_430.jpg

No dia 2 de março, quatro cozinheiras da Rede Municipal de Ensino (RME), vencedoras do programa “Nutrir Crianças Saudáveis”, tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e de preparar as suas receitas para renomados chefs de cozinha na Escola Wilma Kövesi de Cozinha.

Participaram do evento as cozinheiras Tatiana Batista de Moura, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio Mesquita (DRE Butantã), Rosemeire Silva e Maria dos Reis, da EMEF João XXIII e Silvania da Silva Bizerra, da EMEF José Querino Ribeiro (DRE Itaquera), além dos chefs Bel Coelho (Clandestino), Ana Soares (Mesa III), Beth Kövesi (Escola Wilma Kövesi), Mara Salles (Tordesilhas), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Ligia Karasawa (Brace/eataly), Telma Shiraishi (Aysome) e Paulo Yoller (Meat).

cozinheiras_rede_apresentam_chefs_740_x_430.jpg

A representante da Fundação Nestlé Brasil, Samantha Bull, iniciou o evento agradecendo à Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo e à Prefeitura de Guarulhos pela parceria e viabilização dos projetos nas unidades educacionais.

A nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), Laura Dias, destacou a importância da realização do evento em parceria com os chefs. “Eles trazem esse diferencial ao propor novas combinações de alimentos a partir do que é oferecido nas escolas”, disse Laura.

Após apresentações e agradecimentos, as cozinheiras finalistas foram convidadas a cozinhar para o público presente. Cada uma teve a oportunidade de contar um pouco sobre os seus cotidianos escolares e de tirar dúvidas dos chefs sobre as receitas preparadas.

Silvania da Silva Bizerra, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Querino Ribeiro, relatou que a receita Lasanha de Abobrinha e Proteína de Soja (PTS) foi criada para estimular a aceitação das crianças em relação à abobrinha e à proteína de soja nas refeições escolares. De acordo com a cozinheira, o prato teve boa aceitação entre a comunidade escolar.

cozinheiras_rede_apresentam_chefs5_740_x_430.jpg

Na sequência, as profissionais Rosemeire Silva e Maria dos Reis, da EMEF João XXIII, que cozinham diariamente para cerca de 400 estudantes, prepararam bolinhos de batata doce com proteína de soja.

cozinheiras_rede_apresentam_chefs3_740_x_430.jpg

Para finalizar a sessão, a cozinheira Tatiana Batista de Moura, da EMEF Júlio Mesquita, apresentou o prato “Alfajor cremoso do seu Júlio”. Com aproximadamente seis meses de atuação nesta unidade e há dois anos na Rede Municipal de Ensino, Tatiana afirma que a lição que fica deste trabalho é a insistência pela melhoria constante na alimentação servida às crianças diariamente.

cozinheiras_rede_apresentam_chefs2_740_x_430.jpg

Após o término de apresentação dos pratos, o público pôde experimentar as receitas finalistas e compartilhar suas impressões. A nutricionista da empresa terceirizada da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Butantã, Janaína Cerqueira, comentou sobre a importância da atuação das cozinheiras no processo de educação alimentar das crianças e jovens. “A gente parte do princípio de que elas estão ali para educar. Assim, cria-se um vínculo ainda maior com os estudantes”, observou Janaína.

Sobre o Programa “Nutrir Crianças Saudáveis”

Desenvolvido pela Fundação Nestlé Brasil, o programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo há sete anos. A iniciativa promove formações de educadores (professores, gestores, nutricionistas e cozinheiras) com o objetivo de contribuir para melhores práticas de educação alimentar e nutricional nas escolas.

As cozinheiras participam de formações com chefs de cozinha para aprenderem novas técnicas e receitas que possam ser utilizadas nas escolas. Após as formações, elas são convidadas a criarem suas próprias receitas com os ingredientes da alimentação escolar oferecidos na RME. As receitas são publicadas em uma plataforma online e avaliadas pelas chefs formadoras. As autoras das melhores receitas são convidadas para participar de um bate-papo na escola de cozinha Wilma Kövesi.
Confira a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673