Notícias

Prefeitura lança Projeto “Estudantes em Ação” para promover cidadania e ações transformadoras no contexto escolar

Projeto terá prêmios em dinheiro para escolas e Grêmios Estudantis; inscrições começam nesta segunda-feira (19)

Publicado em: 19/06/2023 13h17 | Atualizado em: 19/06/2023
Imagem com fundo roxo, o título diz "Estudantes em Ação!", há também as figuras de seis estudantes com uniforme da Prefeitura de SP.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Projeto “Estudantes em Ação”, uma iniciativa que premiará práticas que promovam ações transformadoras no contexto escolar, baseadas no exercício da cidadania ativa, da participação social, do controle social, dos direitos humanos e da cultura da paz e coletividade.

O Projeto visa reconhecer o papel das escolas, estudantes, professores e comunidade escolar na reflexão-ação sobre problemas no contexto escolar, na identificação de suas causas e possíveis soluções.

As inscrições começam nesta segunda-feira (20) e podem se feitas até o dia 7 de julho. Clique aqui e faça sua inscrição.

O Projeto “Estudantes em Ação” é resultado de uma cooperação entre o município de São Paulo e o Estado de Goiás que já desenvolve trabalho parecido desde 2019. O objetivo do Projeto é promover o cuidado do bem comum e a reflexão sobre temas relevantes para a vida em sociedade, além da colaboração e tomada de decisões coletivas, valorizando e respeitando as diferenças. Também visa promover a responsabilidade pela preservação do patrimônio público, da consciência dos valores, da integridade e da cultura anticorrupção.

Processo de Inscrição

Poderão se inscrever escolas públicas municipais, preferencialmente, que possuam Grêmios Estudantis. Os Times deverão conter entre 40 (quarenta) e 60 (sessenta) estudantes e até 3 professores orientadores. As vagas serão limitadas a 42 escolas, utilizando o critério de quantidade de escolas públicas municipais por Diretoria Regional de Educação.

O Projeto “Estudantes em Ação” será dividido em quatro etapas: oficina para professores orientadores, tarefa especial, auditoria cívica e desafio. Na primeira etapa, os professores passarão por uma atividade de capacitação para apresentação de conceitos, metodologia e as orientações para a realização de todas as atividades previstas no Projeto. A segunda etapa do Projeto é a tarefa especial, uma atividade de curta duração, que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda e consistirá na participação em oficina expositiva sobre os pilares da educação fiscal e o ciclo orçamentário e na avaliação de propostas eleitas pela população no processo participativo municipal “Orçamento Cidadão”.

A terceira etapa, denominada auditoria cívica, consiste na realização de uma atividade de percepção do ambiente e das ações da escola. Ela deverá ser executada de maneira coletiva pelos estudantes, com o preenchimento de formulários que poderão detectar problemas passíveis de correção e possíveis melhorias nas escolas. A quarta e última etapa, o desafio, consiste na realização de um projeto que aborde as temáticas de controle social, transparência pública, voluntariado, construção de valores de combate a corrupção, melhoria do ambiente escolar e educação fiscal ou financeira. O desafio será dividido em duas etapas: planejamento e execução/entrega dos resultados.

Premiação

Serão premiadas 10 escolas no Projeto “Estudantes em Ação”. A primeira colocada receberá R$ 30 mil reais e a décima, R$ 5 mil reais. Já os Grêmios Estudantis receberão prêmios que variam entre R$ 3 mil e R$ 8 mil reais.
Os estudantes do Time vencedor terão a oportunidade de participar da ação “Um dia de Prefeito”. Eles visitarão o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, conhecerão os secretários municipais e participarão de atividades especiais, com o objetivo de aprender sobre o trabalho do executivo de forma prática e didática.

Todos os estudantes e professores receberão certificados de participação no Projeto.

Acesse aqui o edital completo do Projeto Estudantes em Ação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673