Notícias
DRE Guaianases realiza I Conferência Municipal de Educação – Etapa Regional
DRE Guaianases organiza a primeira conferência de educação na região
Publicado em: 14/04/2023 11h40 | Atualizado em: 26/04/2023
Nos dias 14 e 15 de abril, no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, aconteceu a I Conferência Municipal de Educação – Etapa Regional, no território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases.
Na sexta-feira (14), ocorreu a abertura da Conferência, com o credenciamento dos participantes e acolhimento musical do profº Igor Fernando da Costa Cavalcante, membro da Divisão dos Centros Educacionais Unificados (DICEU).
Iniciando os trabalhos, Lucimeire Cabral de Santana, representante da comissão organizadora central, explicou sobre o todo o processo preparação da Conferência e das Etapas Regionais, fazendo um histórico desde a aprovação do Plano Municipal de Educação (Lei nº 16.271/2015, alterada pela Lei nº 17.437/2020), passando pela construção dos Planos Regionais de Educação (2015-2018), até o momento atual em que, pela primeira vez, a cidade de São Paulo está realizando a análise das metas estabelecidas no PME.
Os conferencistas contaram, ainda, com palestra da Profª Daniele Pechuti Kowalewski, pós doutoranda na Universidade de São Paulo, professora e pesquisadora nas áreas de Educação, Filosofia e Sociologia, que abordou a temática: Participação e Gestão Democrática.
Finalizando a noite, foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência que, após alguns destaques, foi aprovado por unanimidade pelos conferencistas.
No sábado (15), a ação se dividiu em dois momentos: o primeiro foi organizado em salas temáticas, em que os conferencistas se dividiram em grupos para discussão de cada um dos eixos do PME objetivando a apresentação de emendas para contribuir para o alcance das metas propostas a partir das estratégias presentes nos Planos (Plano Municipal e Plano Regional):
EIXO I – Superação das Desigualdades Educacionais
EIXO II – Melhoria na Qualidade de Ensino
EIXO III – Gestão Democrática e Valorização dos Profissionais
EIXO IV – Universalização da Educação Escolar
No segundo momento, todos os conferencistas se reuniram no teatro do CEU onde o relator de cada eixo apresentou as propostas de emendas aprovadas pelo grupo.
Para a Diretora Regional de Educação, profª Lucimeire, as conferências são ações fundamentais para avaliar e monitorar o cumprimento do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (PME), tornando-o um projeto de todos os atores envolvidos no processo educacional.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Publicado em: 17/06/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação