Notícias
Conceição Evaristo estreia nesta quinta série de lives para lançamento do Clube de Leitura de professores
Autora vai dialogar sobre seu livro ‘Ponciá Vicêncio’; segunda live é com Itamar Vieira Junior
Publicado em: 04/05/2022 16h08 | Atualizado em: 05/05/2022
A autora Conceição Evaristo estreia nesta quinta-feira (5), às 14h, a série de lives de lançamento do “Clube de leitura: Leia, professora! Leia, professor!”. Conceição vai falar sobre sua obra literária “Ponciá Vicêncio”, título que compõe as leituras do clube.
A conversa pode ser acompanhada pelo Canal do YouTube do Núcleo Técnico de Currículo. O público poderá participar ao vivo enviando comentários e perguntas. As transmissões ficarão gravadas para as escolas acessarem em outros momentos.
A segunda live será com Itamar Vieira Junior sobre sua obra “Doramar ou a odisseia: Histórias”. O encontro virtual com Itamar acontecerá no dia 02 de junho, às 19h, também no Canal do YouTube NTC/COPED.
O Clube
A SME comprou mais de 446 mil livros para esta ação. Todas as Unidades Educacionais da Rede Municipal, diretas e parceiras, receberão doze títulos diferentes com dez exemplares de cada para compor seu acervo.
A ação destinada aos docentes e gestores vai promover a leitura literária por meio de atividade social de leitura, com vistas ao engajamento de docentes/gestores e desenvolvimento do comportamento leitor. Os títulos para este ‘Clube de Leitura’ foram escolhidos pela equipe da SAEL e são de autores brasileiros, contemporâneos, além de clássicos. Todos os livros deste Projeto já foram entregues em todas as Unidades.
A proposta é que os educadores sigam o cronograma de leitura, organizando, da maneira mais apropriada, o empréstimo aos profissionais, encontros de conversas sobre o livro do bimestre e a participação opcional em encontros virtuais com os próprios autores. A ideia é de que sejam lidos quatro livros anualmente.
Cronograma de Leitura
As sugestões de leitura para 2022, são os títulos “Ponciá Vivêncio”, de Conceição Evaristo, “Doramar ou Odisseia, de Itamar Vieira Junior, “Maria Altamira”, de Maria José Silveira” e “É sempre a hora da nossa morte amém”, de Mariana Salomão Carrara. Em 2023, “A alma perdida”, de Olga Tokarczuk; “A máquina de fazer espanhóis”, de Valter Hugo Mãe, “Pequena coreografia do adeus”, de Aline Bei e “Alegre canto da perdiz”, de Paulina Chiziane. Por fim, para 2024, as indicações são “A palavra que resta”, de Stênio Gardel, “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, “Um sopro de vida – Pulsações”, de Clarice Lispector, e “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Relacionadas
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
Publicado em: 15/06/2026 2h12 - em EMFORPEF