Notícias

SME vai oferecer formação para uso de software de comunicação alternativa

Ferramenta auxiliará professores de 3.750 unidades educacionais a se comunicarem de maneira mais ágil e eficaz com estudantes com deficiência 

Publicado em: 30/03/2022 9h48 | Atualizado em: 30/03/2022
fotografia mostra uma mão infantil mexendo em pequenos papeis com figuras e palavras

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adquiriu a licença para utilização do software Boardmaker 7 para otimizar o processo de aprendizagem e as interações entre os professores e estudantes com deficiência. Serão 3.750 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de gestão direta e parceiras com acesso à ferramenta educacional de comunicação alternativa.

O objetivo desta Tecnologia Assistiva é auxiliar os estudantes com deficiência no processo de construção das aprendizagens e na inclusão no ambiente escolar a partir das pranchas de comunicação personalizadas criadas por seus professores. Além disso, o software está amparado nos princípios do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem) e beneficia também os alunos sem deficiência. 

O programa atende em 40 idiomas e possui mais 45 mil pictogramas, inclusive biblioteca de símbolos em alto contraste para usuários com baixa visão e símbolos realistas para usuários adultos. Permite utilização online e off-line e tem conversão rápida para PDF ou impressão, além de oferecer conteúdos prontos para utilização, tais como histórias, atividades linguísticas, jogos entre outros que podem também ser editados e personalizados de acordo com as necessidades. 

A formação ocorrerá nos dias 31 de março e em 27 de abril e será transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube Pedagógico da SME. Ela é destinada aos Professores que atuam como Professor de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), Professores dos Laboratórios de Educação Digital (POED), Coordenadores Pedagógicos e qualquer outra pessoa interessada. Após a transmissão, o vídeo ficará disponível no canal também para consulta. 

A formação é oferecida por meio de uma parceria entre a Divisão de Educação Especial (DIEE) e o Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC/TPA).

Confira a programação:

1º dia – 31/03 (quinta-feira) – 12h às 13h30min

– O que é e para o que serve o software de comunicação alternativa;

– Princípios do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem); 

– A Recuperação das Aprendizagens e a utilização das Tecnologias Assistivas, DUA, gamificação, robótica, impressora 3D e mídias digitais; 

– Apresentação da página de repositório e da formação para utilização do software de comunicação alternativa.

Link de transmissão da primeira live.

2º dia – 27/04 – (quarta-feira) – 12h às 13h30min

– Tecnologia Assistiva, Robótica, Impressora 3D e Cultura Maker; 

– A SME e a utilização de recursos tecnológicos acessíveis para potencializar a aprendizagem dos nossos estudantes. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Formadora Vanessa apresentando informações sobre SLAM

Diretorias Regionais promovem formação de SLAM no contexto escolar

Publicado em: 25/06/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Sme Divulga Números Do Programa Avança Saúde Escolar Otfalmologia
Leituraço Junho Migrante (emef Rosangela Rodrigues Vieira)
Emef Presidente João Pinheiro Projeto Trabalho

Estudantes da EMEF João Pinheiro debatem trabalho e direitos trabalhistas

Publicado em: 23/06/2025 6h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Na imagem, duas crianças pequenas estão interagindo. À esquerda, uma menina deitada sorri, ela veste uma camiseta branca com o logo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. À direita, outra criança está sentada, concentrada na leitura de um livro colorido com ilustrações de personagens animados. No canto superior esquerdo, há o logotipo da XI Jornada Pedagógica.

SME promove a sua 11ª Jornada Pedagógica para profissionais da Educação Infantil Paulistana

Publicado em: 23/06/2025 6h19 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 1.533