Notícias

Secretarias Municipais de Educação, Relações Internacionais e Escola do Parlamento lançam pós-graduação em Educação Antirracista

Evento on-line acontece nesta quinta-feira (3) e será transmitido no YouTube da SME e da Escola do Parlamento

Publicado em: 02/02/2022 17h11 | Atualizado em: 02/02/2022

Imagem com mosaico de pessoas.

Nesta quinta-feira (3), as Secretarias Municipais de Educação e de Relações Internacionais da cidade de São Paulo em parceria com a Escola do Parlamento lançam a Pós-Graduação “Liderança Educativa para a Equidade Racial: Gestão e Práticas Pedagógicas em perspectiva antirracista”, na modalidade aperfeiçoamento. Serão oferecidas 260 vagas para o curso, contemplando 65 escolas municipais, com carga horária de 200 horas e atividades em regime híbrido. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 1º de março.

O evento de lançamento está marcado para iniciar às 15 horas com uma transmissão ao vivo pelos Canais do Youtube da SME e da Escola do Parlamento, onde serão feitas as interações com o público, e contará com a presença de autoridades. Entre elas, o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e o Presidente da Câmara Municipal, Milton Leite.

O processo seletivo para a pós-graduação é destinado aos profissionais da carreira do magistério municipal de São Paulo e que estejam em efetivo exercício de suas funções docentes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) ou nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs). Também está entre os requisitos ter comprovação de conclusão de curso superior – bacharelado, licenciatura ou tecnólogo – até 31 de janeiro de 2022. As inscrições podem ser feitas até dia 1º de março, às 23h 59min, de modo exclusivamente on-line.

O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação “Poder Legislativo: interfaces contemporâneas” e tem como objetivo formar professores e gestores das escolas municipais  para que possam ampliar, aprofundar e aprimorar seus conhecimentos no campo da liderança educativa para a educação das relações raciais e educação antirracista. Em uma segunda fase, serão disponibilizadas outras 1.200 vagas, para mais 300 escolas municipais de ensino fundamental e médio, totalizando 1.560 vagas oferecidas.

As atividades remotas serão realizadas na plataforma Zoom, no período noturno, às segundas-feiras, das 18h às 21h. E as atividades presenciais acontecerão na Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, ou  em local indicado previamente pela Escola do Parlamento.

Detalhes

Cada escola poderá inscrever um Grupo de Trabalho e Referência (GTR), composto por profissionais que atuam na mesma unidade escolar e com a participação de quatro integrantes titulares e dois suplentes, na seguinte conformidade:

– No mínimo um e no máximo dois profissionais da equipe gestora da unidade escolar;

– No mínimo dois e no máximo três e professores em efetivo exercício de regência de classe;

– Um suplente da equipe gestora da unidade escolar;

– Um suplente dentre os regentes em efetivo exercício de regência de classe.

 Veja os procedimentos que cada integrante do GTR deve adotar para realizar a inscrição, acessando o edital de credenciamento na página da Escola do Parlamento.

 Para mais informações, acesse o site da Escola do Parlamento.

O início das aulas está previsto para o final do mês de março. Será conferido certificado de curso de aperfeiçoamento para os participantes aprovados, com êxito, em todos os componentes curriculares e que fizerem submissão de versão preliminar de artigo acadêmico. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 1.674