Notícias
Ações nos territórios marcam o primeiro semestre da formação em serviço de Gestores Escolares
Cursos procuram refletir os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação.
Publicado em: 28/06/2016 16h05 | Atualizado em: 30/11/2020
A Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel iniciou, em março, as ações de formação de 2016 para os Gestores Escolares (Diretores, Assistentes de Diretor e Coordenadores Pedagógicos), com os cursos “Plano de Ação e Articulação dos Gestores Escolares” e “O Gestor Escolar na Promoção da Qualidade Social da Educação”, destinados aos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, respectivamente. Os cursos foram desenvolvidos em 28 turmas, possibilitando a todos os Gestores Escolares a participação, o direito ao debate, e a elaboração de proposições e práticas.
Caminhando para o último encontro, ambos os cursos apresentam uma proposta de formação no território, onde, a cada encontro, se tem a possibilidade de conhecer uma Unidade Educacional (UE), que cede seus espaços para a realização da formação. Após a socialização da pauta e dos objetivos do encontro, os Gestores anfitriões são convidados a apresentar a UE, relatando a seus pares a proposta pedagógica e a articulação da gestão.
Para Vera Maria de Souza, Diretora da DIPED, realizar ações nos territórios é fundamental para “compreendermos os espaços das nossas UEs e as interações que lá ocorrem como importantes elementos formativos, reveladores das concepções de Currículo que emergem do Projeto Político-Pedagógico de cada uma delas e da ação dos sujeitos que atuam neste espaço”.
Ainda segundo a Diretora, “quando afirmamos a escola como lócus de formação, podemos possibilitar a interação e a articulação entre Gestores Escolares para a elaboração de propostas de ação que consideram as próprias de cada território, ao refletir sobre os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação como bases para a promoção da Qualidade Social da Educação”.
O último encontro do 1º Semestre formativo destes cursos ocorre neste mês de junho.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Publicado em: 17/06/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã