Notícias

Mães iniciam trabalho nas escolas municipais de São Paulo nesta segunda-feira

No primeiro dia, 3.156 mulheres já assumiram suas vagas nas unidades educacionais, onde atuarão na implementação dos protocolos sanitários

Publicado em: 01/03/2021 12h46 | Atualizado em: 02/03/2021
Mães em ambiente escolar conversam com diretor - inicio no trabalho nas escolas municipais

Mães conversam com diretor da EMEF Fernando Azevedo

Começou hoje (1º de março) o trabalho das mães escolhidas para participar do Programa Operação Trabalho (POT) Volta às Aulas. Das 4.543 mulheres selecionadas inicialmente, 3.156 compareceram entre sexta-feira e domingo aos postos aos postos do CATE (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho e tiveram suas contratações oficializadas.

As mulheres que foram convocadas para o cargo, mas não puderam comparecer nos dias agendados, ainda podem procurar um dos 13 postos do CATE entre 10h e 16 h para regularizar sua situação

São pré-requisitos para aderir ao projeto ter mais de 18 anos, residir na cidade de São Paulo, estar desempregada há mais de quatro meses, não receber benefícios como seguro-desemprego e não ter renda familiar superior à metade do valor do salário mínimo.

Elas auxiliarão na implementação do cumprimento dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas unidades de ensino municipais e receberão um benefício de R$ 1.155,00 mensais. O projeto foi desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho de São Paulo.

No total, serão aplicados R$ 34,7 milhões. As inscrições reuniram um total de 91.783 mulheres, média de 20 candidatos por vaga.

Prioritariamente, o programa admitiu mães de alunos de escolas públicas ou mulheres que morem nas comunidades onde elas estão situadas, com idades entre 18 e 50 anos. A carga horária será de 30h semanais, divididas em 24 horas de atividades nas frentes de trabalho e seis horas destinadas a cursos de qualificação profissional. O tempo do contrato será de 6 meses.

Cada uma das 1.535 unidades da rede municipal de ensino manterá três mulheres selecionadas para o projeto e 20% das vagas foram destinadas preferencialmente a jovens com idades entre 18 e 24 anos.
Entre as funções desempenhadas pelas inscritas no programa está a constante conscientização e orientação com respeito às normas de distanciamento social e ao cumprimento das determinações dos protocolos sanitários. As vagas serão distribuídas entre unidades educacionais espalhadas pelas 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs). O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, reforçou que essas mulheres não substituirão os trabalhadores efetivos ou terceirizados que atuam nas unidades educacionais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673