Notícias
AEL comemora 15 anos e ganha edição especial da Revista Magistério
De 2005 a 2020, conheça o percurso da Academia Estudantil de Letras
Publicado em: 12/01/2021 11h46 | Atualizado em: 12/01/2021
A Academia Estudantil de Letras (AEL) completou 15 anos em 2020 e para celebrar esta trajetória de sucesso que vem transformando a vida de tantos estudantes ao longo dos anos, a Revista Magistério lançou a edição especial, Nº11, sobre a AEL.
O sonho da Professora de Língua Portuguesa Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha, formadora e Coordenadora do Projeto Academia Estudantil de Letras, se tornou realidade em 2005. A primeira Academia Estudantil de Letras (AEL) Padre Antônio Vieira foi fundada em 30 de maio de 2005, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antônio Vieira. Hoje, a cidade de São Paulo conta com 165 Academias Estudantis de Letras nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
A publicação traz desde a história sobre o início da concretização deste sonho, passado por uma entrevista com o primeiro estudante que ocupou a Cadeira Nº1 do Padre Antônio Vieira, na EMEF de mesmo nome; conta como foi acontecendo a expansão do Projeto para as escolas municipais; aborda relatos de professores, acadêmicos e admiradores e traz ainda instrumento de apoio para as escolas que pretendem implantar uma Academia Estudantil de Letras.
Quer conhecer estas histórias e o trabalho realizado nas Academias Estudantis de Letras das escolas municipais da cidade de São Paulo? Confira a íntegra da Revista Magistério Nº11 edição especial AEL.
O Projeto AEL é inspiração para escolas da grande São Paulo e do interior, também já foi implantado em outros Estados do país.
Afinal, o que acontece em uma Academia Estudantil e Letras?
A Academia Estudantil de Letras é uma autêntica Academia de Letras com adaptações para o público estudantil. A iniciativa é desenvolvida nas escolas da Rede Municipal de Ensino que se interessam em implantar o Projeto “Academia Estudantil de Letras – AEL”.
Nas atividades do projeto os estudantes/acadêmicos escolhem um autor da literatura para representar na Academia. Eles fazem pesquisas e realizam seminários sobre os autores escolhidos, compartilham o conhecimento, passam a perceber o ponto de vista do outro e desenvolvem a autonomia. Os encontros literários buscam privilegiar os aspectos lúdicos presentes na leitura.
As atividades de teatro, também desenvolvidas no projeto, procuram trazer outras formas de expressão para os gêneros literários trabalhados, permitindo que os estudantes expressem a literatura de forma adaptada pelas artes visuais, dança, música e artes cênicas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Relacionadas
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
Publicado em: 15/06/2026 2h12 - em EMFORPEF