Notícias

Ações de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino

Iniciativas empoderam as comunidades escolares para gerar mudanças sociais e ambientais positivas

Publicado em: 05/06/2019 13h05 | Atualizado em: 30/11/2020

educacaoambiental_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo uma série de ações contribuindo para que as práticas pedagógicas nas escolas, na perspectiva de Educação Ambiental, sejam articuladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos na Agenda 2030, com intuito de empoderar a comunidade escolar para gerar mudanças sociais e ambientais positivas.

Entre as principais ações visando o fortalecimento da proposta de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino, estão:

Criação do Núcleo de Educação Ambiental – Criado em 2016, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), vinculado ao Núcleo Técnico de Currículo (NTC), da Coordenadoria Pedagógica (COPED), articula suas ações com o Currículo da Cidade de São Paulo, contribuindo para o trabalho dos Professores nos diferentes componentes curriculares na perspectiva da Educação Ambiental (EA).

Fortalecimento de Parcerias – A Secretaria Municipal de Educação (SME) firmou por meio da assinatura de uma portaria intersecretarial, uma parceria com a UNESCO e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) visando contribuir para o aprofundamento de saberes acerca da Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino. O objetivo é fortalecer as Unidades Educacionais, por meio de formação continuada na perspectiva de uma escola sustentável. A portaria prevê que temas como mudanças climáticas, consumo consciente e práticas pedagógicas a partir do conceito de sustentabilidade estejam em pauta na capacitação dos professores.

Formação para educadores – Além da parceria intersecretarial, o NEA e as Diretorias Regionais de Educação (DREs) promovem nos meses de maio e julho deste ano, em diferentes regiões da cidade, o curso “Educação Ambiental para a construção de Escolas Sustentáveis: caminho possível para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Esta ação visa fortalecer projetos que permitam a construção coletiva de escolas sustentáveis, com atividades envolvendo o Currículo da Cidade, espaço e gestão. Participam do curso aproximadamente 400 Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Projetos na extensão de jornada escolar – Em 2019, mais de 4 mil estudantes de aproximadamente 150 Unidades Educacionais participam semanalmente de projetos na extensão de jornada escolar para aprender sobre Educação Ambiental, Horticultura, Jardinagem e Reciclagem.

Inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Currículo da Cidade – Desde 2018, as escolas da rede municipal de São Paulo contam com o tema desenvolvimento sustentável no currículo nas diversas áreas do conhecimento, em todos os anos de Ensino Fundamental. No próprio currículo, os objetivos de aprendizagem são acompanhados dos respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO.

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas assumidas por 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a serem cumpridas até 2030.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673