Notícias
Curso de mindfulness é oferecido para educadores da DRE Santo Amaro
Formação trabalha habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse
Publicado em: 23/04/2018 15h01 | Atualizado em: 30/11/2020
O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, está oferecendo o primeiro Programa de Promoção da Saúde baseado em Mindfulness para educadores – MBHP-educa. Participam da formação 30 professores de unidades do território da DRE Santo Amaro. O curso começou no dia 10 de março, termina no dia 12 de maio e está sendo realizado no Centro Mente Aberta – Campus Santo Amaro.
As habilidades aprendidas através do mindfulness, como habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse, são considerados elementos importantes a serem trabalhados nas instituições de ensino com o intuito de reduzir a incidência dos transtornos mentais e burnout (sindrome do esgotamento profissional) em educadores, além de aprimorar as competências socioemocionais no contexto escolar.
Os programa MBHP-educa foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Dra Daniela Rodrigues de Oliveira e Dr. Alex Mourão Terzi e pelos instrutores José Carlos Fuscella e Valéria Polizzi do Centro Brasileiro Mente Aberta da UNIFESP. O Dr. Alex é professor do Institudo Federal Sudeste de Mians Gerais, campus São João del Rei e o Dr. Marcelo Demarzo é o coordenador do Centro Mente Aberta – UNIFESP. Além da participação dos criadores do programa, o programa MBHP-educa também conta com a partcipação da instrutora Odisséia Martins (Mente Aberta – UNIFESP) e da pesquisadora Dra Vânia D’Almeida (Departamento de Psicobiologia da UNIFESP). Esse programa é exclusivamente destinado para a promoção da saúde do educador.
Um curso de curta duração sobre Neurociências e Aprendizagem Socioemocional, cujo objetivo era refletir sobre alguns aspectos, entre muitos, que potencializam e promovem o aprendizado, foi realizado a 12 educadores durante os dias 6 a 8 de abril. O curso foi desenvolvido pela Drª Daniela Oliveira, pesquisadora convidada do departamento de Patologia da UNIFESP e pesquisadora do Centro Mente Aberta, e contou com a participação da Marianna Cecyn e de duas alunas de iniciação científica Thariny Oliveira e MariCarmen Sandri.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para cadastro de professores interessados em eventual contratação temporária na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga cronograma da atribuição de aulas para 2026
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca professores aprovados em concurso para escolha de vagas em 2026
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia de posse da Academia de Letras dos Professores (ALP) marca protagonismo e potência da Rede Municipal
Academia Estudantil de Letras
EMEI Gabriel Prestes promove ‘Acampadentro 2025’ como experiência de transição escolar
Relacionadas
EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana
Publicado em: 15/10/2025 4h27 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação
Publicado em: 15/10/2025 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Creche realiza plantio de minifloresta com mais de 600 árvores
Publicado em: 15/10/2025 11h48 - em Educação Ambiental
EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos utiliza teatro como ferramenta pedagógica e de transformação e se destaca com espetáculos autorais
Publicado em: 14/10/2025 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Estudantes de EMEFs entram no clima da campanha Bom de Prova
Publicado em: 14/10/2025 12h21 - em Bom de Prova