Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove 5º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis que reuniu mais de 2.500 participantes

O objetivo é promover o protagonismo estudantil, a troca de experiências e o debate de questões importantes para a comunidade escolar

Publicado em: 11/12/2024 11h46 | Atualizado em: 11/12/2024

5º Encontro Municipal Dos Grêmios Estudantis

Na terça-feira (10) os estudantes gremistas das unidades educacionais de toda a Rede Municipal de Ensino de São Paulo se reuniram para o 5º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis que aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno, zona norte da capital paulista, para promover o protagonismo estudantil, trocas de experiências e momentos de reflexão sobre importantes questões para promoção da gestão democrática e cultura de paz nas escolas. 

 O evento reuniu mais de 2.500 participantes, entre estudantes gremistas e educadores, com programações que incluíram oficinas e apresentações culturais que foram protagonizadas pelos gremistas. O show de abertura ficou por conta da banda da EMEF Humberto Dantas, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/ Brasilândia. As atividades culturais incluíram um show da Estudante Belita da EMEF Sebastião Francisco, apresentações de poesia com o Slam Grito Poético composto por estudantes das EMEFs da DRE Guaianases e o Slam Versos em Chamas composto pelas escolas da DRE Jaçanã/Tremembé. 

Uma das apresentações culturais também foi conduzida pela Banda Begbie da EMEF Antonia e Artur Begbie da DRE São Miguel. A programação também contou com salas temáticas com oficinas de questões importantes para o dia a dia da comunidade escolar. Cada estudante escolheu um tema para participar. Confira as temáticas que foram abordadas:

Sala 1: Alimentação Saudável – Conduzida por Renato e Andrea (CODAE), e CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo;

Sala 2: Diversidade e Inclusão – Conduzida por Anna Luísa de Castro (COPED), CIEJA Paulo Emílio Vanzolini, EMEF Plinio de Queiróz e EMEF M Boi Mirim II;

Sala 3: Educomunicação e Tecnologias – Conduzida por Carlos Lima (Imprensa Jovem), EMEF Marcos Melega e EMEF Profª Maria Alice Borges Ghion;

Sala 4: Esporte – Conduzida por Amanda Fusco e Camila Bonaldi (DIESP), EMEF Arthur Azevedo, EMEF Prof. Enzo Antônio Silvestrin e EMEF Pedro Teixeira;

Sala 5: Cultura – Conduzida por Júnior Suci e Bruno Canabarro (DIAC), EMEF Benedito Calixto, EMEF João da Silva e EMEF Olegário Mariano;

Sala 6: Gestão Democrática – Conduzida por Regiane Paulino (COCEU), EMEF Júlio de Oliveira, CEU EMEF Jaguaré e EMEF Dirce Genézio de Barros;

Sala 7: Grêmios pela Paz – Conduzida por Instituto Think Twice Brasil, CEU EMEF Prof. Antônio Carlos Rocha, EMEFM Rubem Paiva e EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão;

Sala 8: Meio Ambiente – Conduzida por Thabata e Anderson (UMAPAZ), EMEFM Prof. Linneu Prestes e EMEF Martins Francisco Ribeiro de Andrada;

Sala 9: Pautas Antirracistas – Conduzida por Eva Aparecida dos Santos (NEER), EMEF Prof. Alípio Correa Neto, EMEF Armando Cridey Riguetti e EMEF João de Deus Cardoso de Mello;

Sala 10: Territórios e Parcerias – Conzudiza por Karine (NISE), EMEF Humberto Dantas e EMEF Angelina Maffei Vita;

   Atualmente a Rede Municipal conta com 602 grêmios institutos, totalizando 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo as EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs.  O Programa Grêmios Estudantis foi instituído por meio do Decreto nº 58.840, de 3 de julho de 2019, para fortalecer a gestão democrática, o protagonismo estudantil e a cultura de paz conforme preconiza o Currículo da Cidade. 

    Em 2023, a Prefeitura de SP dobrou o valor de repasse para os grêmios de R$5 mil para R$10 mil para cada agremiação. O valor destinado é direcionado exclusivamente às ações dos grêmios. A proposta é que os estudantes gremistas dialoguem com os colegas, professores e equipe gestora, para definir a melhor forma de utilizar o dinheiro. No último ano todos os grêmios foram contemplados com um notebook para fortalecer as articulações. 

Projeto Chama na Solução – Grêmios pela paz

      Durante o evento também foram anunciados os Grêmios que foram premiados no projeto Chama na Solução que foi uma parceria entre a UNICEF, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Think Twice Brasil TTB que teve por objetivo promover o engajamento de crianças e adolescentes integrantes dos Grêmios Estudantis no enfrentamento das violências no contexto escolar e na construção da paz. 

     Os estudantes gremistas se engajaram na criação de soluções para problemas que os afetavam. O cronograma incluiu encontro e reuniões para levantamento dos problemas e debate das soluções. Foram cerca de 50 escolas participantes e cinco serão premiados com certificado e ajuda financeira para implementar as soluções desenvolvidas. 

Confira os projetos selecionados:

EMEF Alexandre de Gusmão: Grêmio Visão do Futuro – Projeto “Revelando o Invisível: como observar e apoiar crianças vítimas de violência escolar”

EMEF Des. Amorim Lima: Grêmio Amorim Lima – Projeto “Sente a paz desse lugar! Comunique-se sem violência!”

EMEF Irineu Marinho: Grêmio a Voz dos Estudantes – Projeto “Dia da Não-Violência na escola”

CEU EMEF Pera Marmelo: Grêmio Geração União – Projeto “A escola não me assusta”

EMEF Parque Boa Esperança II: Grêmio Força Jovem – Projeto “De bem com a vida”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro pessoas em pé sobre um palco de madeira, em um auditório, durante um evento. Uma delas segura um microfone e parece estar falando ao público, enquanto as demais estão ao lado, sorrindo. Todas vestem camisetas escuras com identificação do evento. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo a palavra “OBRIGADO” acompanhada de ilustrações coloridas. Na parte inferior da imagem, é possível ver parte da plateia sentada, assistindo à apresentação. O ambiente é escuro, com iluminação direcionada ao palco, sugerindo o encerramento ou agradecimento de uma atividade.

LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026 

Publicado em: 14/04/2026 6h34 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem mostra uma mulher adulta em pé, em um ambiente interno, durante uma apresentação. Ela segura um microfone com uma das mãos e gesticula com a outra, demonstrando postura de fala e condução. Veste blusa preta sem mangas e calça clara, além de usar óculos. À sua frente, há pessoas sentadas, vistas de costas, que acompanham a apresentação com atenção. O ambiente é claro, com paredes neutras, sugerindo um espaço de formação, palestra ou seminário.
1 27 28 29 30 31 1.674