Notícias

Estudantes transformam recicláveis em brinquedos e aprendem sobre sustentabilidade 

Projetos de educação ambiental são aplicados na EMEF Prof. Luiz David Sobrinho no programa Mais Educação São Paulo 

Publicado em: 17/05/2022 10h00 | Atualizado em: 17/05/2022
Fotografia de uma sala de aula onde os estudantes estão em grupo ao redor de suas mesas e fazem atividades com materiais reciclados como garrafas pet, tampinhas, papeis, entre outros.

Abordar a reciclagem de forma lúdica é uma das propostas dos projetos de educação ambiental do programa Mais Educação São Paulo aplicados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Luiz David Sobrinho, na Zona Norte.

Com os projetos “Reciclando e Aprendendo” e “Reciclando a Matemática”, a escola conscientiza os estudantes sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente, dando a oportunidade de explorar a criatividade ao criar novos objetos, além de resgatar com as crianças e as famílias a importância de se reduzir o lixo.

 A proposta do trabalho foi unir a sustentabilidade, ensinando a conservar e reutilizar materiais e atrair as crianças para o ambiente escolar, que estavam afastadas devido à pandemia. A professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Daniela Daros Correia Fonseca, apresentou seu plano de ensino ao Conselho Escolar e na semana seguinte iniciou as aulas. 

“Eles estão aprendendo novos hábitos de conservação, sustentabilidade, a dividir com o amigo e partilhar o que amigo não tem. Tem sido bem gratificante nesse sentido”, diz Daniela.

As crianças ficaram tão imersas no projeto que pediram para as famílias guardarem as embalagens. Daniela contou que uma mãe ia jogar o vidro do molho de tomate no lixo e seu filho a impediu dizendo que tinha que levar para o projeto. 

Ela lembra que um dos estudantes fez a reciclagem de forma espontânea em casa e contou para ela com entusiasmo ao chegar na escola: “Ele chegou e falou: – Prô, eu reciclei em casa! Eu disse: Sério?! O que você fez? Ele falou: – Ah, vou te trazer”. E ela complementou dizendo que o estudante levou todos os brinquedos que tinha feito de material reciclável.  

O plano da professora é a cada mês trabalhar algo específico, agora no mês de maio trabalharão jogos, para auxiliar na alfabetização, para brincar com os números, de modo a trazer desafios pedagógicos para as crianças.

Início dos projetos

Inicialmente foram abertas as inscrições para duas turmas do projeto “Reciclando e Aprendendo”, mas a procura e interesse dos estudantes foi tanta que ampliaram a ideia e estabeleceram o projeto “Reciclando a Matemática”, com mais duas turmas, que trabalha com a reciclagem e a matemática.

As aulas são de segunda-feira e quarta-feira (do “Reciclando e Aprendendo”) e terça-feira e quinta-feira (do “Reciclando a Matemática”), das 12h às 13h30. Em cada dia vai uma turma, que atende os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, no total o projeto atende cerca de 60 estudantes.

“É um projeto que eles aprendem a preservar o meio ambiente de forma lúdica, e aquilo que ia para o lixo pode se transformar em alguma coisa. Pode se transformar num brinquedo, pode se transformar num jogo”, disse Daniela.

No início, a professora explorou a criatividade das crianças, os convidando a desenharem o que gostariam de produzir. “Cada criança teve uma ideia. Eles desenharam, pintaram, então fomos direcionando o trabalho. Fizemos um aquecimento: vamos ver se conseguem desenvolver o que vocês planejaram”, acrescentou. 

Reciclando e Aprendendo

Esta ação traz para os estudantes a reciclagem de forma lúdica, em que eles transformam objetos que iam para o lixo em objetos de interesse deles, como jogos e brincadeiras. O que também os estimula no processo de alfabetização e processo criativo, além de trabalhar  o respeito e cuidado com a sua própria produção, a do colega e com o espaço. 

Reciclando a Matemática

Ambas as oficinas trabalham a criatividade com a reciclagem, porém esta é mais voltada para a lógico-matemática, enfatizando a criação de jogos matemáticos para cooperar com a proposta do Projeto Político Pedagógico (PPP) referente ao ano de 2022. 

Visando também recuperar as aprendizagens dos estudantes, que foram comprometidas com a pandemia, de forma lúdica e dinâmica.

“Nossas crianças e jovens devem ter essa responsabilidade, de guardar, reciclar e de ressignificar os itens que podem ser transformados. […] Educação Ambiental e aprendizagem é uma parceria que sempre dará certo”, afirmou Daniela.

Materiais

Os materiais foram levados pelos alunos e pelos professores, entre eles tinham: garrafa pet, papelão, caixa de papelão, caixinha de leite, caixinha de sabão em pó, potes de amaciante, entre outros. “Aqui na escola recebemos produtos alimentícios, eu pegava as caixas que vinham nos produtos, nos pães, nos alimentos, já ia separando as que estavam boas”, falou Daniela. Os estudantes e outros professores também levavam materiais de casa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro pessoas em pé sobre um palco de madeira, em um auditório, durante um evento. Uma delas segura um microfone e parece estar falando ao público, enquanto as demais estão ao lado, sorrindo. Todas vestem camisetas escuras com identificação do evento. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo a palavra “OBRIGADO” acompanhada de ilustrações coloridas. Na parte inferior da imagem, é possível ver parte da plateia sentada, assistindo à apresentação. O ambiente é escuro, com iluminação direcionada ao palco, sugerindo o encerramento ou agradecimento de uma atividade.

LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026 

Publicado em: 14/04/2026 6h34 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem mostra uma mulher adulta em pé, em um ambiente interno, durante uma apresentação. Ela segura um microfone com uma das mãos e gesticula com a outra, demonstrando postura de fala e condução. Veste blusa preta sem mangas e calça clara, além de usar óculos. À sua frente, há pessoas sentadas, vistas de costas, que acompanham a apresentação com atenção. O ambiente é claro, com paredes neutras, sugerindo um espaço de formação, palestra ou seminário.
1 27 28 29 30 31 1.674