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EMEI Jardim Keralux e USP-Leste trabalham juntas em projeto de atividade física
Atividade visa trabalhar não só a parte motora como também a confiança entre crianças e professores.
Publicado em: 04/10/2016 14h53 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Keralux vem trabalhando em parceria com o curso de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP) campus Leste, um projeto de atividade física visando não só o desenvolvimento da coordenação motora, mas também a afetividade e confiança entre as crianças e os professores.
Essa parceria existe desde 2010, e de acordo com o professor da USP-Leste, Alessandro Ré, que leciona a disciplina “Programa de Atividade Física Na Infância”, vêm se fortalecendo ao longo dos anos fazendo um excelente trabalho tanto com os seus alunos, os quais tem uma experiência prática de aula, quanto com as crianças da EMEI Jardim Keralux.
“Costumo dizer para os alunos que a atividade física é uma ferramenta de integração social, de qualidade de vida, e não só fazer a atividade física como fim de si mesma”, explicou o Alessandro Ré.
O trabalho da parte motora é importante, porém para o professor Alessandro é tão importante quanto, a criança adquirir uma relação de confiança com os professores adultos, bem como começar a criar uma visão de que elas estão dentro da universidade, e que têm condição de estudar e progredir.
Logo no início do projeto há uma reunião entre os responsáveis por este e a escola para pontuar e explicar como tudo será executado, em seguida é feita uma avaliação motora das crianças a fim de apontar qual o tipo de exercício que elas precisam focar mais, com essas informações eles partem para o planejamento das aulas.
Os professores do Jardim Keralux vão com as crianças até o campus da USP-Leste, lá são divididas em grupos e fazem rodízio entre as atividades, que vão desde jogos com bolas e cordas até exercícios de salto e equilíbrio. Em dias de chuva e frio, o pessoal da USP é quem vai ao encontro deles e adapta as atividades com o que a escola proporciona.
O corpo docente do EMEI nota que nos dias das aulas a frequência dos alunos é consideravelmente maior, e as crianças aproveitam e esperam ansiosas pelas atividades, “essa proposta é muito importante também porque as crianças, em sua maioria, não têm espaço em casa para brincar e praticar exercícios e aqui com esse projeto elas se sentem livres para isso”, declarou a professora Elizete Chaves Bento.
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