Notícias

Entenda como a Educação de São Paulo contribui para a reciclagem da cidade

Núcleo de Educação Ambiental objetiva implementar reciclagem e sustentabilidade na rede de ensino e Núcleo de Tecnologias ensina robótica com materiais recicláveis

Publicado em: 17/05/2021 12h03 | Atualizado em: 03/02/2022
robô motorizado feito com materiais recicláveis e criança ao fundo segurando o controle remoto

Em 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem e a Secretaria Municipal de Educação (SME) participa ativamente da causa. Desde antes da pandemia, o prédio público do órgão, localizado na região da Vila Mariana, tem a prática da coleta seletiva, mas antes era feita em quatro frações: plástico, papel, vidro e orgânicos. Durante a pandemia, a SME passou a separar o resíduo em dois: comum e reciclável (papel, vidro, plástico, aço e metal), destinando-os corretamente. A iniciativa foi uma parceria do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) com outro setor, o Núcleo de Apoio Operacional, junto com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB).

O NEA tem o objetivo de incentivar práticas sustentáveis de manejo dos resíduos, contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e ajudar a aumentar a taxa de recicláveis na cidade de São Paulo, que em 2020 atingiu o maior número de resíduos coletados já registrados, com aumento de 17,4% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da AMLURB. “Sabíamos que o caminhão da coleta seletiva passava na rua ao lado, o que precisávamos era organizar a seleção dos materiais do nosso portão para dentro”, conta Claudia Hamada, profissional do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SME.

Além disso, o NEA recebeu a missão de divulgar a iniciativa paulistana “Reciclasampa” (www.reciclasampa.com.br), uma plataforma com conteúdos sobre reciclagem, no âmbito pedagógico e informativo.

Ação nas Escolas

O NEA por meio de um acordo de cooperação com a Global Social Impact e a startup sustentável SO+MA, iniciativas que investem em desafios sociais urgentes, realizaram um projeto piloto com a meta de integrar a comunidade escolar em prol do meio ambiente. Foram realizadas ações como recebimento de materiais recicláveis nas escolas e em troca as pessoas que levavam os resíduos​, em especial o plástico, e recebiam brindes. Os resultados mostraram que em apenas seis semanas de operação, houve um acúmulo de 1,03 toneladas de resíduos plásticos recebidos.

Além dessa iniciativa, houve a disseminação da educação ambiental em todas as disciplinas escolares ​das escolas envolvidas no projeto. “Nossa meta é ampliar essa ação para mais escolas”, explica Claudia.

Em uma das escolas participantes, os estudantes construíram uma prancha de stand-up paddle feita com garrafas pet na aula de educação física. “Antes, falar sobre meio ambiente ficava sob a responsabilidade ​apenas do professor de ciências, hoje orientamos que a educação ambiental precisa ser contemplada em todos os componentes curriculares e em todas modalidades de ensino, ou seja, da educação infantil ao ensino médio”, afirma Claudia.

Instrução Normativa

O trabalho com a educação ambiental na educação básica virou política pública institucionalizada com a Instrução Normativa nº45/SME. A legislação sela a necessidade e importância da educação ambiental na rede ​municipal de ensino de São Paulo. A Instrução Normativa define diretrizes para implementar a iniciativa​ nas escolas. Publicada em dezembro de 2020, suas cláusulas trazem ações como fortalecer o conhecimento com os estudantes, docentes e comunidade escolar sobre o comprometimento com a preservação e conservação socioambiental, entre outras. “Com as diretrizes da educação ambiental normatizadas, conseguiremos expandir as escolas sustentáveis em toda rede de ensino”, explica Claudia.

Aulas de robótica com materiais recicláveis

A rede de ensino possui um projeto de robótica que tem como fundamento o conceito de sustentabilidade. As escolas possuem kits de montagem para trabalhar a Robótica, mas, mesmo com os kits os estudantes são incentivados a produzir novas peças utilizando materiais diversos inclusive reciclados. Os estudantes criam brinquedos como carrinhos, mãos robóticas simulando por experimentos os movimentos dos objetos reais.

A responsabilidade desse projeto é do Núcleo Técnico de Currículo-Tecnologias para Aprendizagem da SME e mesmo durante a pandemia, com os experimentos realizados nas aulas os professores continuam estimulando os alunos a usarem materiais recicláveis que se tem em casa como canudos, caixas e outros e transformá-los em protótipos robóticos. “Nesse sentido, é possível usar estratégias para olhar de perto e estudar sobre como o material é feito explorar e achar oportunidades para novas criações a partir do que se descobriu”, conta Regina Gavassa, profissional do Núcleo Técnico de Currículo-Tecnologias para Aprendizagem

De acordo com a profissional, estas estratégias permitem que se olhe melhor para o meio ambiente e entenda como a reutilização de materiais evita o desperdício e o consumismo.

Confira a galeria de fotos:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro pessoas em pé sobre um palco de madeira, em um auditório, durante um evento. Uma delas segura um microfone e parece estar falando ao público, enquanto as demais estão ao lado, sorrindo. Todas vestem camisetas escuras com identificação do evento. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo a palavra “OBRIGADO” acompanhada de ilustrações coloridas. Na parte inferior da imagem, é possível ver parte da plateia sentada, assistindo à apresentação. O ambiente é escuro, com iluminação direcionada ao palco, sugerindo o encerramento ou agradecimento de uma atividade.

LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026 

Publicado em: 14/04/2026 6h34 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem mostra uma mulher adulta em pé, em um ambiente interno, durante uma apresentação. Ela segura um microfone com uma das mãos e gesticula com a outra, demonstrando postura de fala e condução. Veste blusa preta sem mangas e calça clara, além de usar óculos. À sua frente, há pessoas sentadas, vistas de costas, que acompanham a apresentação com atenção. O ambiente é claro, com paredes neutras, sugerindo um espaço de formação, palestra ou seminário.
1 27 28 29 30 31 1.674