Notícias

Prefeitura realiza no sábado (7) o dia D de multivacinação

As 470 UBSs da cidade estarão abertas, das 8h às 17h, ofertando as vacinas do calendário vacinal básico; unidades realizarão também o Avança Saúde – Mulher

Publicado em: 06/10/2023 13h16 | Atualizado em: 06/10/2023
Vacina

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (7) o dia D de multivacinação, com foco na campanha que teve início no dia 30 de setembro na cidade. As 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8h às 17h, para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) para verificação do esquema vacinal e atualização de carteirinhas. A vacinação ocorrerá também nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

O objetivo desta campanha, que ocorre até 31 de outubro, é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas. Serão ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“A cidade de São Paulo é referência na vacinação e esse dia D é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis levem seus filhos às nossas unidades para atualização das carteirinhas, garantindo a saúde das nossas crianças e adolescentes”, reforça o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

De 30 de setembro até ontem (5), foram aplicadas 71.364 doses de diferentes vacinas na população de até 15 anos de idade.

A lista das unidades está disponível na página Vacina Sampa

Busca ativa
A SMS intensifica, também durante a campanha, a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades, onde é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, e disponibilizada às UBSs para que possam programar ações de busca de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões. Entre as principais atividades estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).

Além disso, a SMS intensificou as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio por meio da entrega da declaração de vacinação atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais.

A DVA é um documento emitido pelas UBSs, regulamentada desde 2021, que visa controlar a situação vacinal dos educandos e garantir a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo, assim, para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. No documento consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.

Mensagens com aviso via SMS
Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) adotou uma ferramenta que notifica, por meio de mensagens de texto (SMS), munícipes que estão em atraso vacinal e sobre as próximas datas de imunização. Os avisos são enviados para pessoas que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde).

De 30 de agosto até 5 de outubro, foram enviadas 338.387 mil mensagens de texto. O munícipe pode receber duas mensagens, uma com vacina em atraso ou com a data da próxima vacina a ser tomada.

Para munícipes com a imunização em atraso: Sec. da Saúde DE OLHO NA CARTEIRINHA: Consta em sistema que você ou sua criança tem vacina em atraso desde DD/MM/AAAA. Vá a uma UBS. Mantenha as vacinas em dia!

Para munícipes com a imunização próxima ao vencimento: Sec. da Saúde DE OLHO NA CARTEIRINHA: Você ou sua criança tem vacina a ser tomada em DD/MM/AAAA! Compareça a UBS a partir dessa data. Mantenha as vacinas em dia!

Avança Saúde – Mulher
A SMS realiza neste sábado (7) o Avança Saúde – Mulher nas 470 UBSs da cidade de São Paulo, das 8h às 17h. A iniciativa, voltada para as mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, intensifica o acesso às consultas médicas e de enfermagem, orientações sobre métodos contraceptivos, vacinação, realização de exames preventivos, como o Papanicolau, e agendamentos para outros exames, conforme a necessidade.

Os atendimentos ocorrerão em formato de estações, com acolhimento e consulta com equipe médica e de enfermagem, avaliação do índice de massa corporal (IMC), estratificação de risco cardiovascular, coleta de Papanicolau, solicitações de mamografia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), intensificação de vacinação, orientação nutricional e farmacêutica, consultas odontológicas, métodos contraceptivos, representatividade LGBTIA+, programa Território Inclusivo (voltado para pessoas com deficiência e seus cuidadores), discussões relativas à atividade física, práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), saúde sexual e reprodutiva, prevenção à violência e saúde mental.

Essa edição do Avança Saúde – Mulher também tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a população acima do peso, além de reforçar a necessidade do cuidado integral em saúde, bem como os benefícios da alimentação saudável e das atividades físicas na prevenção e no controle das doenças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 26 27 28 29 30 1.674