Notícias

Programa CEI Amigo do Peito é finalista em premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça

Iniciativa está presente em 280 CEIs da cidade São Paulo e incentiva aleitamento materno

Publicado em: 18/11/2019 15h30 | Atualizado em: 06/08/2021
mulher amamenta dois bebês simultaneamente e sorri. Uma criança um pouco mais velha a abraça do lado esquerdo. Logomarca do CEI Amigo do Peito

 

O Programa CEI Amigo do Peito, destinado aos Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede direta e conveniada/parceira e que incentiva o aleitamento é um dos três finalistas da premiação “Chamada Pública para Seleção, Premiação e Disseminação de Boas Práticas”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os vencedores serão conhecidos durante o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância da Região Sudeste, marcado para os dias 2 e 3 de dezembro.

A premiação reconhece os esforços que estão sendo realizados para promoção e garantia de direitos e atenção à primeira infância, como uma das ações do projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”. Serão premiadas as três melhores práticas das categorias Sistema de Justiça, Governo, Empresas e Sociedade Civil Organizada.

Realizada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da SME, a campanha da “CEI amigo do peito”, foi uma das selecionadas ao lado da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, com o programa Primeira Infância Melhor, de promoção de direitos para as mulheres privadas de liberdade e seus filhos e do Programa Família que acolhe da Prefeitura Municipal de Boa Vista, Roraima, primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Os vencedores das categorias “Sistema de Justiça”, “Governo” e “Empresas” receberão troféu e certificado, e os da categoria “Sociedade Civil Organizada” receberão prêmios em dinheiro que deverá contribuir com a continuidade da prática, fomentar e estimular a criação e implementação de novos projetos por estas entidades.

CEI Amigo do Peito

Iniciada em 2018, a campanha “Selo CEI Amigo do Peito” incentiva os Centros de Educação Infantil (CEI), da Rede Municipal, a ampliarem o atendimento especializado para as mães em fase de amamentação. A primeira edição do projeto contou com 93 unidades participantes. Já em 2019 o total de contempladas aumentou significativamente, em 200%, atingindo 280 Selos entregues.

O Selo CEI Amigo do Peito foi criado pela Secretaria Municipal de Educação para apoiar os profissionais da educação no acolhimento e incentivo às famílias para a continuidade do aleitamento materno após o ingresso de bebês e crianças nas Unidades de Educação Infantil, bem como enaltecer ações e projetos já existentes. A certificação tem validade de um ano e pode ser renovada anualmente.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 26 27 28 29 30 1.674