Notícias

Seminário Políticas Afirmativas na Cidade de São Paulo – Experiências e Desafios

Comemoração da superação da meta de inclusão da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial

Publicado em: 13/11/2015 14h42 | Atualizado em: 30/11/2020

etnico.jpg

No próximo dia 16 de novembro acontece o Seminário “Políticas Afirmativas na Cidade de São Paulo – Experiências e Desafios”, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que vai discutir e debater a Lei de Cotas e celebrar a superação da Meta de governo nº 58, que trata da implementação das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/08, as quais incluem no currículo oficial da Rede Municipal de Ensino a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

No evento, que acontecerá na Praça das Artes estarão presentes, dentre outros, nas mesas de debate, a Professora. Marilândia Frazão, do setor de Projetos Especiais da SMPIR, Rafael Silva, Coordenador do Núcleo Étnico da Diretoria de Orientação Técnica da SME, Dr. Nilton Silva, Coordenador de Ações Afirmativas da SMPIR e Dr. Boris Calazans, Procurador do Município de São Paulo.

O Seminário fará parte da “Semana da Consciência Negra: Diversidade e Inclusão”, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial realizada em comemoração ao mês da Consciência Negra.

Confira a programação:

8h – Recepção com café

8h30 – Nutrição Cultural com apresentação da Filarmônica Afrobrasileira

9h – Mesa de Abertura com Prefeito da cidade de São Paulo, Secretários Municipais de Governo, da Igualdade Racial, da Educação, da Cultura e dos Esportes e o Vereador Reis

9h40 – Mesa 1 – Relatório da Meta de Governo 58 – Lei 10.639/03

Prof. Marilândia Frazão – Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR)

Prof. Rafael Silva – Coordenador do Núcleo Étnico Racial da Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação (DOT-SME)

Guilherme Parra Andrade – Secretaria do Governo Municipal (SGM)

Lucia Ágata – Secretaria Municipal de Cultura (SMC)

Dinéia Cardozo – Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME)

10h – Mesa 2 – Relatório da Lei Municipal de Cotas – 15.939/13

Dr. Nilton Silva – Coordenador de Ações Afirmativas da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial SMPIR

Dr. Boris Calazans – Procurador do Município de São Paulo

Mariza Leiko – Coordenadora dos Núcleos de Ação Educativa da Secretaria Municipal de Educação (CONAE 2/SME)

Zilda Aparecida Petrucci – Comissão de Acompanhamento da Lei de Cotas

10h20 – Perguntas para mesas.

11h30 Filarmônica e saída para o almoço

14h – Mesa 3 – Sociabilidade no Ambiente de Trabalho e Marcos Legais

Dra. Eunice Prudente

Dr. Silvio de Almeida

Facilitador da mesa 3 – Dr. Boris Calazans – Procurador da SMPIR

15h20 – Inscrições de perguntas

16h – Relato de três Cotistas

16h30 – Inscrições de perguntas para os cotistas

17h – Encerramento e agradecimentos – Maurício Pestana – Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial

17h30 – Show “Elas cantam Clara” – Zezé Motta, Paula Lima e Anelis Assumpção

Meta 58: Seu objetivo é promover uma cultura de cidadania e valorização da diversidade, reduzindo as manifestações de discriminação de todas as naturezas.

Até o momento foram capacitados mais de 26 mil professores para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas. Além disso, mais de cinco mil professores participaram de outras formações nesta temática. Também foram publicados dois volumes de uma edição especial para o município sobre História Geral da África em parceria com o MEC, a ser utilizado na Rede Municipal de Ensino.

Saiba mais sobre a Meta 58.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 25 26 27 28 29 1.673