Notícias
TCA da EMEF José Saramago termina com brincadeiras e jogos indígenas
O projeto “As problemáticas atuais dos povos indígenas” estudou seis tribos brasileiras.
Publicado em: 23/01/2017 8h39 | Atualizado em: 30/11/2020No mês de novembro de 2016, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Saramago, uma das unidades educacionais do Centro Educacional Unificado (CEU) Capão Redondo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, finalizou o Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) “As problemáticas atuais dos povos indígenas” com uma apresentação de brincadeiras e jogos indígenas nas quadras da escola. A atividade envolveu alunos com deficiência auditiva.
O TCA, que teve início em abril deste ano e envolveu os alunos do 7° ao 9° ano da unidade, teve como principal objetivo estudar seis povos indígenas do Brasil, avaliando sua situação com relação a ataques de madeireiras e se estão perdendo território com esses conflitos. Entre os povos estudados, por exemplo, estão as tribos M’byá (SP), Pataxó (BA), Caiuá (MT) e Pankararu (PE).
A ideia surgiu a partir de uma aula da Professora de Língua Portuguesa para surdos Catia Ferreira da Silva, que trabalha na EMEF desde 2011. Ela, que tem especialização em Educação Especial com ênfase em surdez, em uma de suas aulas, levou uma notícia de uma aldeia que tinha surdos. “Levei a notícia para mostrar para eles como era a interação dessa aldeia com surdos”, conta Catia. A identificação dos alunos com a notícia, de acordo com a Professora, gerou curiosidade para saber mais sobre os povos indígenas.
Após o momento inicial de curiosidade com as tribos indígenas, os alunos iniciaram um projeto de pesquisa sobre a situação atual desses povos no Brasil. Enquanto pesquisavam, descobriram sobre conflitos entre madeireiras e as aldeias, que estavam lutando pelo mesmo território, diz Catia. “A conclusão que eles chegaram foi que esses povos vêm perdendo territórios e estão gastando muito esforço para mantê-lo intacto”, afirma a Professora.
Catia diz que a ideia principal era contribuir com a luta indígena, dando visibilidade à cultura deles, porém os alunos começaram a se interessar também pelos jogos indígenas. “À medida que estávamos pesquisando, eles queriam interagir com as brincadeiras indígenas”, conta. O interesse surgiu a partir da curiosidade de saber como um arco e flecha, ou uma zarabatana, funcionavam. Isso fez com que as brincadeiras integrassem o dia da apresentação do TCA.
No dia 30 de novembro de 2016, dia da apresentação, os alunos fizeram cartazes com as características de cada povo estudado, explicando os ataques que sofriam, em formato de seminário. Após isso, jogos da cultura indígena, como, por exemplo, a corrida de maraká, ou o cabo de guerra, fizeram parte da finalização do projeto.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Secretaria Municipal de Educação
CEUs oferecem programação cultural e esportiva no feriado
Secretaria Municipal de Educação
Reclamações de material e uniforme escolar caem 40% em São Paulo
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
CEI Futuro Brilhante IV promove vivência com Amarelinha Africana
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Marechal Deodoro organiza exposição imersiva no Butantã Shopping
Secretaria Municipal de Educação
Projeto leva estudantes da Classe Hospital da Associação Cruz Verde ao Museu da Língua Portuguesa
Relacionadas

Curso “Imprensa Jovem: Estudante Mediador dos ODS/UNESCO” terá inscrições abertas nesta quarta (26)
Publicado em: 25/03/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Diálogos Formativos 2025: Diretores das EMEFs participam de oficinas para definir metas de aprendizagem
Publicado em: 25/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Guaianases realiza entrega de medalhas para participantes da 19ª OBMEP
Publicado em: 24/03/2025 9h36 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Encontro da Imprensa Jovem da Rede Municipal debaterá o protagonismo jovem na conscientização ambiental com a presença do Instituto Voz dos Oceanos
Publicado em: 21/03/2025 4h53 - em Imprensa Jovem

Millie Bobby Brown visita escola municipal em São Paulo e dialoga com estudantes
Publicado em: 21/03/2025 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação