Notícias

O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil

Documento subsidiará educadoras e educadores

Publicado em: 27/08/2015 11h11 | Atualizado em: 27/08/2015
tec_linguagem_midiatica_740_x_430.jpg

A Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI) da Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga o documento “O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil”.

A publicação tem o objetivo de subsidiar as educadoras e os educadores em seus estudos e pesquisas nos momentos coletivos para o fortalecimento das práticas pedagógicas que utilizam os recursos tecnológicos e midiáticos em ambientes híbridos, de modo a democratizar o acesso ao provocar discussões sobre a presença, o papel e a potencialidade destes nas Unidades Educacionais, como suportes das manifestações expressivas dos bebês e das crianças e como recursos que ampliem a pesquisa, a descoberta, a investigação, a observação, a comunicação, a interação e a divulgação das experiências infantis em conjunto com diferentes formas de linguagem.

O documento trabalha indagações nesse contexto, como, por exemplo: como conjugar brinquedos, papéis, tesouras, tintas, lápis de cor, lupas, lanternas, massa de modelar, areia, computador, câmera digital, projetor, scanner, gravador, TV, rádio e outros materiais no cotidiano da Educação Infantil constituindo ambientes híbridos, espaços ricos em possibilidades de experiências para as crianças? Como o espaço e o tempo deverão ser organizados para a utilização de tais recursos? Quem deve utilizar esses materiais, as crianças ou somente os adultos? Que interações deverão ser asseguradas entre crianças e essa gama de recursos? Como os diferentes espaços das UEs devem traduzir-se em ambientes de infinitas possibilidades de descobertas, experiências e criação para as crianças?

Clique aqui para acessar o documento.

Compartilhamento de práticas – A DOT EI convida as educadoras e os educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a compartilharem práticas pedagógicas que envolvam o uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. Para tanto, é necessário enviar via e-mail para o endereço eletrônico dot3@prefeitura.sp.gov.br um relato contendo imagens em formato PDF.

Currículo Integrador da Infância Paulistana – Em consonância com o Programa Mais Educação São Paulo – Programa de Reorientação Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP), a Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI) vem trabalhando em parceria com a Rede o conceito de Currículo Integrador da Infância Paulistana, a partir do fortalecimento das concepções expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na Orientação Normativa nº 01/2013 “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares”. Tais documentos defendem que as propostas pedagógicas das Unidades Educacionais devem ter como um de seus princípios a valorização das múltiplas linguagens infantis como formas de expressão e não como disciplinas escolares e/ou áreas do conhecimento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de jovens cadeirantes praticando tênis de quadraParalimpíadas

CEUs oferecem modalidade paralímpicas através de parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro

Publicado em: 07/06/2024 12h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de bonecos de pano que representam diversas etnias

Prefeitura de São Paulo entrega Bebeteca no CEU Carrão na zona leste

Publicado em: 07/06/2024 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um tablet com a escrita Pode Pa é Nois Que Ta

5º concurso literário “Pode Pá que é Nóis que Tá” está com inscrições abertas

Publicado em: 06/06/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Músico tocando instrumentos
Imagens de dançarinos com a frase

CEUs recebem programação especial no mês de junho para as festas tradicionais brasileiras

Publicado em: 06/06/2024 11h57 - em Secretaria Municipal de Educação

1 23 24 25 26 27 1.479