Notícias

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus

Publicado em: 27/09/2022 16h50 | Atualizado em: 27/09/2022
Menina olhando para tabuleiro de xadrez e movimentando uma peça com sua mão direita.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promove a XXVI Final Municipal De Xadrez Individual, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus. O evento reunirá cerca de 2 mil  estudantes, classificados em uma das 13 etapas regionais ocorridas no 2° semestre nas Diretorias Regionais de Educação.

Todos os classificados e classificadas jogarão dentro de suas categorias, dependendo da faixa etária, em um dos dias. Ao final do 3° dia de disputa, será divulgada a classificação final por escolas, com as pontuações acumuladas em cada categoria.

Serão premiadas as 5 escolas com maior pontuação. As escolas chegarão ao evento entre 8h30 e 9h30 em cada dia. As partidas iniciarão às 10h e o término está previsto para às 16h30. 

Além do torneio em si, serão oferecidas diversas atividades pedagógicas entre as rodadas:

Desafio da Hora

De hora em hora será disponibilizado um mural de xadrez com uma posição de tabuleiro que termina com um lance, conhecido como “mate em 1”. Os estudantes participantes escreverão em uma papeleta a resposta que julgam correta. Ao final de cada hora, sorteia-se uma resposta que, estando correta, rende ao estudante uma medalha. Estando errada, sorteiam-se outras até que uma acerte a resposta.

Desafio Virtual

Serão disponibilizados 6 computadores para os desafios “estudante versus máquina”. Todos os estudantes que conseguirem vencer o computador receberão medalha ao final do dia.

Bullet Chess

Torneios rápidos de xadrez, com 1 minuto de relógio para cada jogador (para a partida toda). O mini torneio será disputado por 8 estudantes, sendo que o campeão de cada Bullet Chess receberá uma medalha ao final do dia.

Xadrez na Rede

O xadrez é utilizado na Rede Municipal de Ensino desde 1994. Em 2016, ele passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa em cada ano, sejam presenciais ou virtuais. Cerca de 300 Unidades Educacionais possuem trabalho com o jogo de xadrez, envolvendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Centros de Educação Unificados.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Inteligência Artificial Matemática

Projeto com uso de inteligência artificial fortalece aprendizagem em Matemática na rede municipal 

Publicado em: 29/04/2026 1h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Natação (1)

Estudantes da rede pública de São Paulo terão aulas de natação com Thiago Pereira

Publicado em: 28/04/2026 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas crianças, uma menina e um menino, sentado na sala de aula. Eles olham para câmera e sorriem, o menino faz sinal de positivo com o polegar direito para cima.
Fotografia de imagem projetada no telão. A frente um homem sentado e com microfone. Ele olha o telão e fala sobre a projeção.

SME reforça participação no Curso de Ética no Serviço Público para servidores da rede

Publicado em: 27/04/2026 6h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Mini Cidade Promove Educação De Trânsito
1 22 23 24 25 26 1.674