Notícias

Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação

 Reconhecimento, melhores condições de trabalho e incentivo ao desenvolvimento marcam a trajetória de quem transforma vidas pela educação

Publicado em: 15/10/2025 12h23 | Atualizado em: 12/11/2025
Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reafirma o compromisso com a valorização de quem faz a educação pública acontecer todos os dias. Nos últimos anos, a rede municipal tem avançado em medidas que fortalecem a carreira, ampliam benefícios e reconhecem o papel essencial dos educadores e de todos os profissionais da Educação.

Desde 2021, o vale-alimentação dos servidores teve aumento de 86%, passando de R$ 360,27 para até R$ 673,06 em 2024. O auxílio-refeição também foi reajustado em 42%, subindo de R$ 19,23 por dia para R$ 28,04 por dia.

Os professores da Rede Municipal de Ensino tiveram o piso salarial reajustado em 44%, passando de R$ 3.837,37 em 2021 para R$ 5.533,09, conforme a Lei nº 18.098, de 26 de março de 2024 — valor 13,6% superior ao piso nacional vigente, de R$ 4.867,77.

A valorização também se reflete na ampliação do quadro de Professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEEs), que atuam na inclusão e no apoio pedagógico aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O número de profissionais passou de 391 em dezembro de 2021 para 1.110 em 2025, um crescimento de 183%, ampliando o alcance das ações inclusivas nas escolas da rede.

Outro avanço importante foi a implementação e ampliação da Gratificação por Local de Trabalho (GLT), que reconhece o esforço adicional dos profissionais que atuam em regiões com maior vulnerabilidade social e rotatividade de professores. Essa gratificação reforça o compromisso da SME em valorizar o trabalho em todos os territórios, garantindo equidade e reconhecimento às equipes escolares. Hoje, 530 unidades são contempladas pelo GLT.

Outro destaque é o Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), que reconhece o esforço e os resultados alcançados por servidores da SME. Em 2025, o PDE passou a considerar, além da assiduidade e do desempenho coletivo, indicadores de aprendizagem dos estudantes, reforçando o olhar para o impacto pedagógico das ações. O valor do prêmio pode chegar a R$ 7.800 por servidor, pago em duas parcelas — a primeira como antecipação e a segunda até abril de 2026.

Mais do que números, essas conquistas traduzem o reconhecimento e o cuidado com os profissionais que, com dedicação e propósito, transformam a educação pública paulistana e constroem todos os dias uma cidade mais justa e com mais oportunidades.

Acompanhe todas as notícias da Rede Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de pessoas em cadeira de rodas praticantes de handbol adaptado. Eles estão se deslocando em um grande círculo com a bola no colo.

Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra 

Publicado em: 30/04/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

CEUs abrem no feriado de 1º de maio com programação gratuita para toda a comunidade

Publicado em: 30/04/2026 10h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Diálogos Em Rede

Diálogos com a Rede debate equidade no cotidiano da Educação Infantil

Publicado em: 29/04/2026 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Orientação Pedagógica Adolescências

SME faz pré-lançamento da Orientação Pedagógica Aprender e Ensinar nas Adolescências 

Publicado em: 29/04/2026 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma turma de meninas com suas saias rodadas de chita colorida na quadra da escola.

Dia da Dança: Manifestações culturais enriquecem aprendizagem de estudantes de escola do Capão Redondo

Publicado em: 29/04/2026 5h25 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 21 22 23 24 25 1.674