Notícias

Desafio de criação de jogos “Game JAM 2026” terá live de lançamento para professores e estudantes 

Game JAM 2026 propõe maratona de desenvolvimento de jogos sobre cidadania digital; transmissão ocorre em 29 de abril e inscrições abrem na sequência

Publicado em: 27/04/2026 18h03 | Atualizado em: 27/04/2026

Fotografia de uma área dedicada a criação de jogos digitais com uma placa grande escrito "Game Jam".

A Secretaria Municipal de Educação realiza, no dia 29 de abril, às 12h, a live de lançamento da Game JAM 2026, desafio que convida professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) a criarem jogos com foco em cidadania digital. A transmissão será feita pelo canal “Tecnologias para Aprendizagem – TPA em ação” no YouTube e marca o início das inscrições para a maratona de desenvolvimento. 

A Game JAM é uma proposta de criação colaborativa de jogos, em que educadores e estudantes desenvolvem projetos ao longo de alguns meses, com apoio formativo e acompanhamento por meio de ambientes virtuais e encontros on-line. 

Podem participar professores e estudantes da rede municipal de ensino. Educadores que já integram o projeto Aluno Monitor estão automaticamente inscritos. Já os demais interessados devem se inscrever por meio de formulário específico, disponível durante o período de inscrição. 

As inscrições ficarão abertas de 29 de abril a 29 de maio. As atividades acontecem de maio a outubro. Durante esse período, os participantes contarão com orientações por meio de cursos, ambientes virtuais e lives. Ao final do processo, os jogos desenvolvidos serão apresentados à Rede Municipal em uma plataforma de compartilhamento. 

Neste ano, a Game JAM terá como tema “Cidadania em Jogo”, com ênfase na cidadania digital. Os participantes poderão explorar diferentes tópicos, como segurança digital, comunicação responsável, tecnologia assistiva, educação antirracista, criação responsável, responsabilidade social, educação ambiental, inteligência artificial e ética, Privacidade, LGPD e ECA Digital, saúde mental e tecnologia, entre outros. 

A proposta também aborda questões atuais, como deepfakes, cyberbullying e ética, algorítmos e manipulação, cultura digital e o impacto das redes sociais no comportamento. 

A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), que integra a Coordenadoria Pedagógica da SME, e acontece desde 2023. As primeiras edições contaram com temas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra área externa de um Centro de Educação Infantil (CEI) com brinquedos do parque, como gira-gira e túnel de centopeia.
Fotografia mostra muitos meninos e meninas com uniforme da Prefeitura de SP sentados em um auditório estilo estádio. Na frente deles algunmsn adultos segurandos fantoches, sendo um deles um boneco ver e outro um semáforo com a luz vermelha evidente.

Maio Amarelo: CEUs recebem atividades para conscientização da segurança no trânsito

Publicado em: 10/05/2024 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Músico tocando instrumentos

OSCs podem se credenciar para oferecer ensino de música em CEUs

Publicado em: 09/05/2024 3h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Bucal
Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha 

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 227 228 229 230 231 1.674