Notícias
Educação municipal adere ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e ao Programa de Residência Pedagógica
Unidades Educacionais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio podem fazer inscrição em um ou ambos os programas
Publicado em: 18/06/2020 13h28 | Atualizado em: 30/11/2020
A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa de Residência Pedagógica. Estes programas são ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Como funciona?
As Universidades interessadas apresentam projetos institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino, e se forem selecionadas, dão início as atividades com as escolas que entrarem em contato e aceitarem participar.
Quais unidades educacionais podem participar?
Qualquer Unidade Educacional pode participar, seja da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que haja interesse recíproco entre a escola e a Instituição de Ensino Superior (IES), cadastrada pela CAPES.
Quais Instituições de Ensino Superior de São Paulo estão participando?
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Faculdade Paulista de Artes
Universidade de São Paulo
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Universidade Nove de Julho
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Brasil
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Santo Amaro
Esses programas são para todas áreas?
Não, cada IES foi habilitada para um determinado projeto, sendo assim, existem projetos para as áreas de: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Pedagogia.
Qual o prazo para habilitação das Unidades Educacionais?
A Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de habilitação no dia 8 de junho, mas não há término previsto no momento; de acordo com a CAPES.
Todas as unidades participarão desses programas?
Não, qualquer unidade educacional pode participar, mas somente aquelas que estabelecerem parceria com alguma IES, poderão integrar um ou ambos os programas.
Como fazer para ser habilitada?
A Unidade Educacional, por meio de sua Diretoria Regional de Educação (DRE), ou a IES com a qual estabelecer parceria, deverá contatar a SME solicitando que seja habilitada, informando:
- Nome da Unidade Educacional;
- Número INEP;
- Área(s) envolvida(s).
A DRE encaminhará à SME suas escolas interessadas, que serão cadastradas na plataforma CAPES.
Ressaltamos que compete a SME, apenas, autorizar/habilitar a Unidade Educacional a participar dos programas nas áreas solicitadas. Todo e qualquer contato e procedimentos com relação as bolsas e aos projetos, são resolvidos diretamente entre a Direção da Unidade Educacional e a IES, que firmarão um acordo de parceria.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Secretaria Municipal de Educação São Paulo, em cooperação com a Unesco, lança campanha para incentivar a presença dos estudantes nas escolas todos os dias
Publicado em: 20/05/2024 7h31 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Rosa e Carolina Agazzi visita Faculdade de Saúde Pública da USP para vivência de Educação Alimentar
Publicado em: 20/05/2024 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança a campanha CEI Amigo do Peito nesta segunda-feira (20)
Publicado em: 20/05/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação
CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria
Publicado em: 20/05/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias abrem na próxima segunda-feira (20)
Publicado em: 18/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação