Notícias

Desafio de criação de jogos “Game JAM 2026” terá live de lançamento para professores e estudantes 

Game JAM 2026 propõe maratona de desenvolvimento de jogos sobre cidadania digital; transmissão ocorre em 29 de abril e inscrições abrem na sequência

Publicado em: 27/04/2026 18h03 | Atualizado em: 27/04/2026

Fotografia de uma área dedicada a criação de jogos digitais com uma placa grande escrito "Game Jam".

A Secretaria Municipal de Educação realiza, no dia 29 de abril, às 12h, a live de lançamento da Game JAM 2026, desafio que convida professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) a criarem jogos com foco em cidadania digital. A transmissão será feita pelo canal “Tecnologias para Aprendizagem – TPA em ação” no YouTube e marca o início das inscrições para a maratona de desenvolvimento. 

A Game JAM é uma proposta de criação colaborativa de jogos, em que educadores e estudantes desenvolvem projetos ao longo de alguns meses, com apoio formativo e acompanhamento por meio de ambientes virtuais e encontros on-line. 

Podem participar professores e estudantes da rede municipal de ensino. Educadores que já integram o projeto Aluno Monitor estão automaticamente inscritos. Já os demais interessados devem se inscrever por meio de formulário específico, disponível durante o período de inscrição. 

As inscrições ficarão abertas de 29 de abril a 29 de maio. As atividades acontecem de maio a outubro. Durante esse período, os participantes contarão com orientações por meio de cursos, ambientes virtuais e lives. Ao final do processo, os jogos desenvolvidos serão apresentados à Rede Municipal em uma plataforma de compartilhamento. 

Neste ano, a Game JAM terá como tema “Cidadania em Jogo”, com ênfase na cidadania digital. Os participantes poderão explorar diferentes tópicos, como segurança digital, comunicação responsável, tecnologia assistiva, educação antirracista, criação responsável, responsabilidade social, educação ambiental, inteligência artificial e ética, Privacidade, LGPD e ECA Digital, saúde mental e tecnologia, entre outros. 

A proposta também aborda questões atuais, como deepfakes, cyberbullying e ética, algorítmos e manipulação, cultura digital e o impacto das redes sociais no comportamento. 

A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), que integra a Coordenadoria Pedagógica da SME, e acontece desde 2023. As primeiras edições contaram com temas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias pessoas em um auditório assistindo uma apresentação da campanha
Duas crianças estão usando toucas e aventais enquanto mexem, com uma colher, em uma vasilha que está na mesa a frente delas.
Fotografia mostra a imagem de três pessoas amamentando bebês.

Secretaria Municipal de Educação lança a campanha CEI Amigo do Peito nesta segunda-feira (20)

Publicado em: 20/05/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher caracterizada de pallhaço conversa com roda de crianças

CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria

Publicado em: 20/05/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

criança segura bexiga com água

Inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias abrem na próxima segunda-feira (20)

Publicado em: 18/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 223 224 225 226 227 1.674