Notícias
1º Encontro do Grupo Permanente de Pesquisa, Formação e Intervenção Social
Articulação do coletivo e mobilização com relação à Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 30/03/2017 16h29 | Atualizado em: 30/11/2020
Na manhã da segunda, 27 de março, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação o 1° Encontro do Grupo Permanente de Pesquisa, Formação e Intervenção Social. O evento foi promovido pela Divisão de Gestão Participativa da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (DGP/COCEU/SME) em parceria com o Instituto Vladimir Herzog (IVH).
As finalidades do encontro foram iniciar a relação de trabalho com o grupo de mediação de conflitos e reconhecer-se mutuamente; apresentar o IVH, sua equipe e a equipe na SME responsável pelo projeto; e apresentar o projeto e o material de apoio.
A abertura do encontro foi feita por Denise Helena Amad Meira, coordenadora da COCEU. Em seguida, Lucilene Aparecida Esperante Limp, diretora da Divisão de Gestão Participativa, apresentou a equipe envolvida com o projeto na SME: Tatiana Cristina Pereira, Thais Romoli Tavares, Marcia Helena Matsushita e Maria Silvia Cavasin Matano.
Após as apresentações iniciais, a condução do encontro foi passada para as integrantes da equipe Vlado Educação, do IVH: Neide Nogueira, Célia Nascimento, Ana Lucia Catão, Maria da Paz Castro e Debora Oller.
Por meio de uma dinâmica, os participantes se apresentaram respondendo a questões sobre Educação em Direitos Humanos, tais como situações no trabalho em que houve colaboração, solidariedade, respeito às diferenças, respeito mútuo, de diálogo, ou também de desrespeito, humilhação, entre outras.
Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos para explorarem o material de apoio do Projeto e depois compartilharem com os demais suas ideias e palavras-chave.
Foi apresentada também o planejamento de implementação do projeto e do esquema de formação, que terá 20 encontros quinzenais presenciais, entre representantes do Vlado Educação, SME e Grupo de Mediação de Conflitos, os quais promoverão encontros em outros espaços formativos. Será feita também uma formação dos mobilizadores nas Diretorias Regionais e dos representantes das Comissões de Mediação de Conflito nas Unidades Educacionais.
Por fim, foi mostrado o portal www.respeitarepreciso.org.br, que contém todo o material do Programa e será o local de encontro virtual que promoverá interação dos participantes do projeto com os conteúdos e as ações da formação. O portal pode ser acessado por qualquer pessoa interessada no tema.
Respeitar é preciso! – O IVH iniciou, em 2014, em convênio com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o projeto “Respeitar é Preciso!”. No início, a parceria foi estabelecida para a realização de um curso, elaboração do material e realização de experiência sobre Educação em Direitos Humanos em 21 escolas. Atualmente, em convênio com a SME, o objetivo é a expansão para 100% das escolas da Rede Municipal de Ensino.
Clique aqui e veja a galeria de fotos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Prefeitura de São Paulo lança Educamóvel para orientar e tirar dúvidas sobre os serviços da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 05/07/2024 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação
44ª edição do Recreio nas Férias começa na próxima quarta-feira (10) com refeições diárias, atividades recreativas e passeios culturais
Publicado em: 05/07/2024 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de programações do Edifício Oswald de Andrade
Publicado em: 05/07/2024 11h22 - em Secretaria Municipal de Educação
Política de Atendimento ao Cidadão é tema de encontro realizado pela SME
Publicado em: 05/07/2024 10h31 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF General Julio Marcondes Salgado foi fundamental na jornada esportiva da atleta paralímpica Alessandra Oliveira
Publicado em: 04/07/2024 7h05 - em Secretaria Municipal de Educação