Notícias

Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Encontro abordou protocolo da rede municipal e fortaleceu o protagonismo estudantil nas ações antirracistas nas escolas

Publicado em: 06/05/2026 11h46 | Atualizado em: 07/05/2026

Gremios Estudantis A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (6), a formação online voltada aos Grêmios Estudantis e seus orientadores sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação. A atividade teve como objetivo fortalecer o protagonismo estudantil e ampliar o conhecimento sobre o documento, incentivando sua implementação nas unidades educacionais. 

A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e fica disponível para assistir posteriormente.

Elaborado para orientar toda a rede municipal, o protocolo reúne diretrizes sobre como prevenir, reconhecer e agir diante de situações de racismo e xenofobia nos espaços educacionais, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito, inclusão e equidade. 

Durante a formação, foram apresentados os principais pontos do documento, com foco no papel dos estudantes como agentes de transformação. A iniciativa também buscou ampliar o conhecimento dos Grêmios Estudantis sobre o tema e fortalecer sua atuação como protagonistas e multiplicadores de práticas antirracistas nas escolas. 

Nesse contexto, a Secretaria orienta que o conteúdo do protocolo seja incorporado ao plano de trabalho dos Grêmios Estudantis e amplamente divulgado nas unidades educacionais, promovendo reflexão e ações concretas junto à comunidade escolar. 

A participação das equipes e dos estudantes é considerada fundamental para fortalecer, de forma coletiva, uma escola mais justa, acolhedora e comprometida com o enfrentamento de todas as formas de discriminação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Publicado em: 05/05/2026 1h57 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de duas mulheres negras no palco. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

Publicado em: 05/05/2026 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Quadrante com quatro fotografias com crianças com jogos depeças sobre mapas e também passeando no centro de São Paulo.

EMEI Gabriel Prestes é reconhecida em prêmio de inovação e educação digital

Publicado em: 04/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 19 20 21 22 23 1.673