Notícias

Estudantes da rede municipal participam de obra exposta na Bienal de São Paulo

Ação inédita envolve 553 estudantes na produção de 4 mil cogumelos de argila

Publicado em: 12/09/2018 17h47 | Atualizado em: 30/11/2020

BIENAL_arte_740x430.jpg

Pela primeira vez, a Bienal de Arte de São Paulo conta com uma obra realizada com a participação de estudantes da rede municipal de ensino. Intitulada “Vivam os Campos Livres”, a obra produzida em coautoria com o artista espanhol Antonio Ballester tem em sua composição 4 mil cogumelos feitos de argila pelos alunos e está instalada na entrada da 33ª Bienal de São Paulo, que acontece de 7 de setembro a 9 de dezembro no Pavilhão Ciccilo Matarazzo, no Parque Ibirapuera.

Os cogumelos foram confeccionados sob a orientação de Ballester entre maio e agosto por 553 estudantes, de 5 a 14 anos, de unidades educacionais de Centros Educacionais Unificados (CEUs) de todas as regiões da cidade (Pêra Marmelo (Norte), Capão Redondo (Sul), Butantã (Oeste), Aricanduva e Vila Curuçá (Leste)), com a colaboração de vinte professores, formados em oficinas de cerâmica com artista indicada pelo espanhol.

“Participar de uma obra exposta na Bienal é algo que emociona e enche de orgulho todos os envolvidos”, observa a professora Nádia Nery, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Dr. Paulo Gomes Cardin, do CEU Aricanduva. De acordo com a Coordenadora de Ação Educacional do CEU Capão Redondo, Deborah Hyppolito, os estudantes ficaram encantados com a proposta de produzir cogumelos em argila. “Transformar a matéria-prima em arte foi maravilhoso. Estar presente na Bienal nos traz a certeza do quanto somos capazes de proporcionar, aos alunos da rede municipal, vivências significativas para além dos muros da escola”, ressalta a coordenadora.

Para Deborah Valverde, assessora cultural da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação (SME), esta ação é um marco para a rede municipal de ensino e para a cidade de São Paulo. “Ela é resultado da participação da comunidade escolar em um projeto coletivo e permite que os estudantes vivenciem a oportunidade de expor sua criação ao público, percebendo-se sujeitos da cultura universal”, diz Deborah.

Sobre Antonio Ballester Moreno

Antonio Ballester Moreno participa da 33ª Bienal de São Paulo como artista-curador. Ele vive e trabalha em Madri, na Espanha, e é considerado uma das figuras-chave do cenário jovem da arte espanhola. O seu trabalho é composto por pinturas, colagens e cerâmicas que se materializam por meio de formas geométricas que se referem à natureza.

Suas obras integram coleções como as do Centro de Arte Dos de Mayo (CA2M) (Móstoles – Espanha), Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão (MUSAC) (León – Espanha), Coleção Olbricht, (Berlim – Alemanha) e Colecção Reydan Weiss (Essen – Alemanha).

Galerias de imagens:

Obra dos estudantes na Bienal

Confecção dos Cogumelos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Publicado em: 05/05/2026 1h57 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de duas mulheres negras no palco. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

Publicado em: 05/05/2026 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Quadrante com quatro fotografias com crianças com jogos depeças sobre mapas e também passeando no centro de São Paulo.

EMEI Gabriel Prestes é reconhecida em prêmio de inovação e educação digital

Publicado em: 04/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 19 20 21 22 23 1.673