Notícias

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Participaram do evento equipes gestoras de escolas da região e servidores da DRE

Publicado em: 26/06/2025 13h58 | Atualizado em: 26/06/2025

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã promoveu o  “1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã – Um espaço de diálogo, aprendizado e reflexão sobre a relevância do tema e o compromisso com uma sociedade mais justa”. A ação aconteceu no começo de junho, no auditório da própria DRE. 

Organizado pelo Comitê de Combate ao Racismo Institucional da DRE Butantã, o evento reuniu equipes gestoras das escolas da região e servidores da Diretoria. O encontro foi um importante espaço de diálogo reforçando o compromisso da Rede Municipal com a luta antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante o Fórum, os participantes acompanharam a fala de especialistas convidados. Keila da Silva Santos Rodrigues, Doutora e Mestre em Educação pela UNIFESP, Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFSCar e Diretora da Divisão de Administração e Finanças (DIAF) da DRE Butantã. Ela fez um resgate histórico sobre a construção do racismo no Brasil com foco nas implicações para a  educação. 

Já o advogado Jonathan Marques Queiroz da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Caieiras e ativista dos direitos da população negra explicou sobre as diferenças entre racismo e injúria racial, além de abordar o contexto histórico e legal que envolve o tema.  O racismo está previsto na Lei nº 7.716/1989, a qual define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, enquanto a injúria racial está tipificada no Código Penal Brasileiro.

Conheça a página da DRE Butantã.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Publicado em: 05/05/2026 1h57 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de duas mulheres negras no palco. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

Publicado em: 05/05/2026 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Quadrante com quatro fotografias com crianças com jogos depeças sobre mapas e também passeando no centro de São Paulo.

EMEI Gabriel Prestes é reconhecida em prêmio de inovação e educação digital

Publicado em: 04/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 19 20 21 22 23 1.673