Notícias

Escolas e famílias avaliam a qualidade da Educação Infantil municipal

Aplicação dos Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana é feito em duas etapas

Publicado em: 08/06/2018 17h01 | Atualizado em: 30/11/2020

avalia_qualidade_ed_inf_740x430.jpg

Educadores e famílias de crianças que estudam em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino podem participar da aplicação dos Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana. São dois momentos de reuniões onde a escola e as famílias avaliam a unidade, diagnosticam suas potencialidades e fragilidades e elaboraram um plano de ação para a melhoria das atitudes, situações ou práticas pedagógicas.

Aplicação

A fase de aplicação ocorreu entre os dias 23 de abril e 5 de maio e foi o momento de autoavaliação onde a escola e as famílias analisaram a unidade em nove dimensões, atribuindo-lhes as cores verde (bom), amarela (atenção) e vermelha (grave). Desta forma, diagnosticam-se as potencialidades e fragilidades da Unidade.

As nove dimensões – planejamento e gestão educacional, multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as infâncias, interações, promoção de saúde e bem-estar, ambientes educativos, condições de trabalho dos educadores, rede de proteção sociocultural, relações étnico-raciais e de gênero e participação, escuta e autoria de bebês e crianças.

Plano de Ação

Entre os dias 28 de maio e 9 de junho os profissionais da escola e as famílias devem elaboram conjuntamente um plano de ação voltado à melhoria das atitudes, situações ou práticas pedagógicas consideradas como pontos de atenção e cuidado. Devem ser apontadas neste documento as ações de toda a comunidade escolar, pois isso viabilizará a melhoria da Qualidade da Educação dos bebês e crianças.

Cada unidade organiza os dias para a aplicação dos Indicadores de forma independente. Para participar, é importante se informar na secretaria qual será o dia e horário da reunião.

Com o plano de ação pronto, cada Unidade Escolar se compromete a efetivá-lo, seja a curto, médio ou longo prazo, garantindo a melhoria contínua de seus processos educativos.

Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino – Compreende os Centros de Educação Infantil (CEI), da rede direta, indireta e parceira, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) e Escolas Municipais de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS) de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sobre um fundo azul e amarelo, as fotos dos palestrantes da bienal no dia 6
foto de menina sorridente com a camiseta do uniforme

Prefeitura de SP orienta empreendedores interessados em fornecer kits de uniforme escolar

Publicado em: 06/07/2022 11h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte possui fundo azul claro com a imagem de uma menina negra com cabelos soltos. Ela está sorrindo, usa aparelho ortodôntico e veste uma camiseta amarela. No centro está escrito

2ª Feira de Ciências do Butantan recebe inscrições de professores e estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 06/07/2022 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Dizeres Condutas vedadas durante o período eleitoral e desenhos de pessoas em uma assembleia

Controladoria cria cartilha com condutas vedadas aos servidores durante o período eleitoral

Publicado em: 05/07/2022 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.

SME convoca 122 profissionais aprovados em concurso

Publicado em: 05/07/2022 4h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 206 207 208 209 210 1.465