Notícias
CEI Cantinho da Tia Isaura é vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”
Projeto Cuidando do Mundo da Gente, recebe premiação promovido pela Fundação Arcor, que reconhece práticas no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai
Publicado em: 02/12/2024 16h26 | Atualizado em: 02/12/2024
O projeto “Cuidando do Mundo da Gente”, desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Tia Isaura, da Diretoria Regional de Educação São Miguel, foi o vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”, promovido pela Fundação Arcor. A premiação reconhece boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável implementadas por instituições dedicadas ao cuidado e à educação infantil. Na última quinta-feira (28), a entrega oficial do Certificado de Vencedor foi feita pela representante do Instituto Arcor Brasil, Milena Porrelli Drigo Azal, e pela Presidente Interina da OMEP Brasil, Eneida Paes e Lima, diretamente no CEI.
Uma vez por semana crianças do CEI caminham pelo entorno da unidade e coletam os resíduos descartados incorretamente. Os pequenos são divididos em duplas e é destinado um monitor para cada. Eles usam colete de identificação, luvas e carregam sacos de lixo para a limpeza das ruas do entorno.
As famílias também são convidadas para participar e auxiliam como monitores. A gestão do CEI utiliza esse momento para reforçar que são eles os responsáveis por conscientizar os pequenos sobre a importância do descarte correto e o cuidado com o meio ambiente.
Quando voltam as crianças destinam os resíduos para o descarte correto. Os pais relatam à gestão do CEI que elas estão tão engajadas no projeto, que até na rua de casa querem limpar e coletar os resíduos que encontram. “É um trabalho de formiguinha, a gente ensina aqui e as crianças reproduzem em casa. O estímulo da família é muito importante para que elas continuem se importando e não jogando lixo na rua”, finalizou Érika Mayume, diretora da unidade.
Em relação à premiação, Érika complementa: “Este projeto tem ganhado destaque por abordar a questão da sustentabilidade, uma urgência mundial. A Fundação Arcor e a OMEP criaram este concurso com a intenção de impactar positivamente a infância, e nosso projeto se encaixou perfeitamente nesse propósito. Estamos imensamente felizes e honradas por sermos reconhecidas entre tantos projetos incríveis do Brasil”.
A premiação é uma iniciativa conjunta da Fundação Arcor na Argentina e no Chile, do Instituto Arcor Brasil, das instituições do Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai, juntamente com a Vice-Presidência Latino-Americana da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), da qual participam os Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai.
O concurso premia boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância no Brasil, na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Cada instituição vencedora recebe um valor para ser destinado a compra de material didático relacionado com o projeto premiado.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Quantidade de servidores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo supera a população de diversas cidades e a capacidade de grandes estádios
Publicado em: 31/10/2024 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação
Meninas da EMEF Heitor de Andrade representaram a cidade de SP em torneio de handebol
Publicado em: 31/10/2024 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação
CEIs da Rede Municipal de Ensino valorizam cultura Africana com Projeto Xirê e experiência gastronômica
Publicado em: 31/10/2024 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação