Notícias
Educação municipal adere ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e ao Programa de Residência Pedagógica
Unidades Educacionais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio podem fazer inscrição em um ou ambos os programas
Publicado em: 18/06/2020 13h28 | Atualizado em: 30/11/2020
A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa de Residência Pedagógica. Estes programas são ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Como funciona?
As Universidades interessadas apresentam projetos institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino, e se forem selecionadas, dão início as atividades com as escolas que entrarem em contato e aceitarem participar.
Quais unidades educacionais podem participar?
Qualquer Unidade Educacional pode participar, seja da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que haja interesse recíproco entre a escola e a Instituição de Ensino Superior (IES), cadastrada pela CAPES.
Quais Instituições de Ensino Superior de São Paulo estão participando?
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Faculdade Paulista de Artes
Universidade de São Paulo
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Universidade Nove de Julho
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Brasil
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Santo Amaro
Esses programas são para todas áreas?
Não, cada IES foi habilitada para um determinado projeto, sendo assim, existem projetos para as áreas de: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Pedagogia.
Qual o prazo para habilitação das Unidades Educacionais?
A Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de habilitação no dia 8 de junho, mas não há término previsto no momento; de acordo com a CAPES.
Todas as unidades participarão desses programas?
Não, qualquer unidade educacional pode participar, mas somente aquelas que estabelecerem parceria com alguma IES, poderão integrar um ou ambos os programas.
Como fazer para ser habilitada?
A Unidade Educacional, por meio de sua Diretoria Regional de Educação (DRE), ou a IES com a qual estabelecer parceria, deverá contatar a SME solicitando que seja habilitada, informando:
- Nome da Unidade Educacional;
- Número INEP;
- Área(s) envolvida(s).
A DRE encaminhará à SME suas escolas interessadas, que serão cadastradas na plataforma CAPES.
Ressaltamos que compete a SME, apenas, autorizar/habilitar a Unidade Educacional a participar dos programas nas áreas solicitadas. Todo e qualquer contato e procedimentos com relação as bolsas e aos projetos, são resolvidos diretamente entre a Direção da Unidade Educacional e a IES, que firmarão um acordo de parceria.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Quantidade de servidores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo supera a população de diversas cidades e a capacidade de grandes estádios
Publicado em: 31/10/2024 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação
Meninas da EMEF Heitor de Andrade representaram a cidade de SP em torneio de handebol
Publicado em: 31/10/2024 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação
CEIs da Rede Municipal de Ensino valorizam cultura Africana com Projeto Xirê e experiência gastronômica
Publicado em: 31/10/2024 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação