Notícias
Planetário do CEU Parelheiros celebra 1º aniversário com sessão especial
Sessão comemorativa reúne munícipes para festejar um ano de funcionamento do equipamento público
Publicado em: 28/08/2025 17h28 | Atualizado em: 28/08/2025
Há cerca de um ano o CEU Parelheiros é palco de verdadeiras viagens por planetas, constelações, estrelas, além dos mistérios do nosso planeta terra com o Planetário que foi inaugurado em agosto de 2024. E para celebrar o 1º aniversário, o Planetário contou com programação especial nesta quinta-feira (28) que reuniu toda a comunidade.
A programação contou com atividades interativas, como a demonstração de equipamentos astronômicos e o lançamento de foguete, que despertaram o interesse de crianças, jovens e adultos. Em seguida, foi apresentado um balanço do primeiro ano de atividades, destacando as ações educativas e culturais promovidas pelo equipamento que já recebeu mais de 20 mil visitantes.
O encerramento ficou por conta de uma sessão comemorativa especial. O evento reuniu moradores da região e visitantes de diferentes bairros da cidade para celebrar a consolidação do espaço como referência em divulgação científica na área de Astronomia e em ações de Educação Ambiental, reforçando seu papel como ambiente de aproximação da ciência com a comunidade.
A celebração contou com a presença dos secretários municipais do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, e de Educação, Fernando Padula, que destacaram a importância do espaço como instrumento de educação, cultura e promoção da ciência. Ambos reforçaram o compromisso das pastas em ampliar iniciativas que aproximem a população do conhecimento e valorizem o equipamento como referência para a cidade de São Paulo.
“É uma tecnologia educacional de ponta que chegou no território unindo educação, astronomia, tecnologia e ciência de maneira acessível, interativa e lúdica. O que amplia as possibilidades e oportunidades para nossas escolas, estudantes e toda a comunidade”, destacou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.
Tecnologia de última geração
O Planetário do CEU Parelheiros é o primeiro do mundo a adquirir o sistema de projetores astronômicos do modelo Asterion Premium VELVET LED VIII, da fabricante alemã Carl Zeiss. Um investimento de ponta, com tecnologia de alta precisão, transmite uma gradação realista das estrelas noturno.
As imagens digitais da cúpula inteira apresentam cores acentuadas e fundo completamente escuro, que aumenta a sensação 3D. Outro diferencial é que com o sistema de projeções o planetário se torna também um espaço multidisciplinar possibilitando a apresentação de outros temas.
Confira a programação mensal na íntegra clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Quantidade de servidores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo supera a população de diversas cidades e a capacidade de grandes estádios
Publicado em: 31/10/2024 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação
Meninas da EMEF Heitor de Andrade representaram a cidade de SP em torneio de handebol
Publicado em: 31/10/2024 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação
CEIs da Rede Municipal de Ensino valorizam cultura Africana com Projeto Xirê e experiência gastronômica
Publicado em: 31/10/2024 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação



