Notícias

Encontro da Imprensa Jovem da Rede Municipal debaterá o protagonismo jovem na conscientização ambiental com a presença do Instituto Voz dos Oceanos 

Evento será no CEU Vila Curuçá com participação de Heloisa Schurmann, liderança global na  conscientização sobre a poluição plástica nos oceanos

Publicado em: 21/03/2025 16h53 | Atualizado em: 21/03/2025
Fotomontagem de estudante da Imprensa Jovem Imprensa Jovem Voice Oceans

O CEU Vila Curuçá, localizado na Zona Leste da capital paulista, será palco na próxima terça-feira (25) de um encontro de estudantes do Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de Ensino para debater a importância do protagonismo jovem no enfrentamento aos desafios ambientais. O encontro “Conexão Imprensa Jovem – Estudantes Mediadores dos ODS” contará com a presença da velejadora e escritora brasileira, Heloisa Schurmann do Instituto Voz dos Oceanos, uma iniciativa global que tem o apoio da ONU para conscientização da poluição plástica dos oceanos. 

O evento reunirá cerca de 400 estudantes, professores e toda a comunidade escolar. A programação vai contar com uma apresentação de Heloísa Schurmann sobre a história das expedições da família Schurmann e a criação do Voz dos Oceanos. Além de uma palestra conduzida por Fábio Pacheco com o tema “Imersão Criativa – uma experiência formativa para jovens talentos”. Depois os jovens repórteres participarão de uma coletiva de imprensa com Heloísa. 

O objetivo é que os estudantes conheçam os bastidores das grandes expedições pelos mares para conscientização sobre a poluição plástica nos oceanos e engajamento social em busca de soluções. Nas expedições a tripulação registra tudo que encontra nos oceanos e costas litorâneas. Com os dados coletados é possível compreender a origem do desafio e mobilizar todos os setores da sociedade civil no enfrentamento da poluição marinha. Além de serem também plataformas para cientistas, pesquisadores e ONGs.

A proposta do encontro se alinha ao Currículo da Cidade de São Paulo, promovendo a aprendizagem significativa por meio do protagonismo e participação dos estudantes, do uso das mídias na educação e do desenvolvimento da cidadania ativa. A iniciativa fortalece a Educação Integral, articulando saberes interdisciplinares e incentivando a participação dos estudantes na construção de soluções para desafios socioambientais. Além disso, o evento reforça o compromisso da Rede Municipal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

 

Sobre o Programa Imprensa Jovem

O Imprensa Jovem é um programa de Educomunicação que visa promover a Educação Midiática, incentivando a produção e a análise crítica de conteúdos midiáticos. Atualmente, conta com a participação de 7 mil estudantes de 385 escolas municipais. 

É reconhecido pela UNESCO como uma prática de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL) de referência global, também já recebeu o prêmio de  Aprendizagem Criativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, entre outras premiações. Em 2023, ficou no top 10 entre as melhores políticas públicas da cidade de São Paulo, com o prêmio CopiCola.  

Conheça mais sobre a Educomunicação na Rede Municipal de Ensino. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
1 2 3 4 1.674