Notícias

Secretaria Municipal de Educação reforça importância de famílias efetivarem a matrícula dos novos estudantes

Medida é fundamental para organização da volta às aulas e garantia dos serviços da Rede Municipal

Publicado em: 21/01/2025 11h07 | Atualizado em: 21/01/2025
Fachada da Emei Lizele Angelina Fontana
As aulas na Rede Municipal de Educação da capital paulista começam no dia 05 de fevereiro nas mais de 4 mil unidades educacionais. A Secretaria Municipal de Educação (SME) reforça a importância dos pais e responsáveis comparecerem até a unidade educacional para efetivação da matrícula. A medida é fundamental para organização interna da rede, além da garantia dos serviços como o Transporte Escolar Gratuito (TEG), crédito para material e uniforme e muito mais.
Após a criança ser encaminhada para uma vaga, a família tem até dez dias para efetivar a matrícula presencialmente na unidade educacional. Em caso de não comparecimento é preciso reativar o cadastro presencialmente em uma unidade educacional para voltar a concorrer a outra vaga. As matrículas ficam abertas durante o ano inteiro na Rede Municipal de Ensino
Matrículas na Rede Municipal
Para a educação infantil é possível fazer a inscrição online em: https://cadastroinfantil.sme.prefeitura.sp.gov.br/. Depois disso, a família será informada por telefone para comparecer até a unidade educacional em que a vaga foi disponibilizada para fazer a matrícula. Pelo quinto ano consecutivo a cidade de São Paulo não possui nenhuma fila de creches. Desde 2020, o atendimento é garantido a todas as famílias cadastradas.
A família pode indicar uma unidade preferencial no momento do cadastro que se tornará a primeira opção para o encaminhamento. Se não houver vaga nela, o sistema verificará a disponibilidade de vaga nas unidades mais próximas do endereço indicado. Os estudantes até 11 anos que moram a mais de 1,5 km da unidade têm direito ao Transporte Escolar Gratuito (TEG). Também são atendidos pelo TEG estudantes com deficiência ou doenças crônicas em que há indicação médica de necessidade de transporte para ir e voltar.
Para o Ensino Fundamental é necessário comparecer a uma unidade escolar com os documentos do estudante e do responsável e depois é só aguardar o contato para realizar a matrícula. Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é possível preencher o cadastro online no Sistema EOL (Escola Online) Cidadão nas modalidades de EJA Regular, EJA Modular e nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs).
Ao preencher o cadastro para a EJA é possível indicar uma unidade de preferência. De acordo com a disponibilidade de vagas, o candidato é encaminhado para a unidade mais próxima do endereço indicado. A Rede Municipal de Educação oferece a Educação de Jovens e Adultos para os jovens, adultos e idosos, com 15 anos completos ou mais, que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental (1° ao 9° anos).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
1 2 3 4 1.673