Notícias

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas

Evento conta com a parceria da Unesco e Fórmula E, que está em São Paulo neste mês

Publicado em: 04/12/2024 17h27 | Atualizado em: 05/12/2024
Três pessoas sentadas em cadeiras em um palco. Duas adolescentes, uma com roupas pretas e outra com um colete laranja. Ao lado, um homem com camiseta azul.

Cerca de 150 educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo apresentaram um projeto de intervenção social relacionado à sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas na comunidade escolar no CEU Aricanduva, nesta quarta-feira (4). O evento faz parte da Semana da Sustentabilidade, que organizou rodas de conversas e vivências nos CEUs Parque Veredas, Quinta do Sol, Vila Atlântica e Aricanduva, e levará os estudantes para os treinos da Fórmula E.

Os participantes são aqueles que se destacaram na proposta formativa “Imprensa Jovem: Estudantes Mediadores dos ODS”. O curso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para promover a sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas com educadores e educandos por meio de um processo formativo.  Foi realizado entre os dias 7 de outubro e 29 de setembro e contou com 200 vagas para os educadores da rede. 

A partir do conteúdo apresentado, os educadores, em conjunto com os estudantes do Programa Imprensa Jovem de suas respectivas escolas, deveriam elaborar um projeto de intervenção social com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas na comunidade escolar. Cerca de 60 trabalhos foram realizados pelos educadores e as 10 propostas mais inovadores e criativas foram selecionadas para apresentar o projeto para os demais educadores e representantes da Universidade de São Paulo (USP), Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Unesco e Fórmula E, que está em São Paulo neste mês para o São Paulo E-Prix 2024 e apoia a iniciativa. 

As escolas produziram um vídeo de aproximadamente 2 minutos que foi apresentado em um evento no CEU Aricanduva, nesta quarta-feira (4). Os conteúdos estão disponíveis no canal do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, neste link

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, a ação simboliza o compromisso da educação paulistana com uma educação pautada na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “É uma iniciativa que segue os princípios do Currículo da Cidade de mobilizar e potencializar experiências educativas focadas na construção de uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada”, apontou. 

A parceria com a Fórmula E ainda vai contar com uma oportunidade das escolas selecionadas acompanharem de perto os treinos da corrida São Paulo E-Prix 2024, realizada no Sambódromo do Anhembi na próxima sexta-feira (6). A parceria se deve à temática de sustentabilidade ser um dos pilares da Unesco e também da Fórmula E, que é a primeira competição global de automobilismo com a marca de zero emissão de carbono. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
1 2 3 4 1.674