Notícias

Academias Estudantis de Letras iniciam Semana de Arte Moderna

Escolas de diversas Diretorias Regionais de Educação se apresentam em homenagem a Ariano Suassuna

Publicado em: 16/11/2017 14h44 | Atualizado em: 30/11/2020

abertura_semana_arte_moderna_ael_740_x_430.jpg

Na manhã da segunda-feira, 16 de outubro, na Academia Paulista de Letras – APL, ocorreu a abertura da Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL) da Rede Municipal de Ensino. Escolas de diversas Diretorias Regionais de Educação (DREs) se apresentaram em homenagem a Ariano Suassuna.

O foco das cinco Academias Estudantis de Letras, que subiram ao palco para se apresentar, foi homenagear Ariano Suassuna (dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro) utilizando vida e obra do autor em textos adaptados para pequenas peças teatrais e em leitura dinâmica.

Para iniciar o evento, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha, idealizadora da AEL na Rede Municipal de Ensino e membro da equipe gestora do projeto AEL, fez uma breve apresentação das escolas que, em seguida, subiriam ao palco. Suelizinha destacou a importância da Semana de Arte Moderna da AEL e do protagonismo de alunos e professores. “Durante o ano, os alunos se preparam para este momento, na medida em que, tanto nos encontros literários, quanto nas atividades de teatro, exploram a literatura de um modo essencialmente lúdico, coordenados por seus professores”, contou.

Logo após a abertura, Sueli Aparecida Vaz, membro da equipe gestora do projeto AEL, anunciou a entrada da AEL Ariano Suassuna, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Cláudia Bartolomazi – DRE Guaianases, que apresentou “O Santo e a Porca”.

Em seguida, subiu ao palco a AEL Maurício de Sousa, da EMEF Visconde de Cairu – DRE Penha, que encenou em outra perspectiva a obra “O Santo e a Porca”. Posteriormente, a AEL Marina Colasanti, da EMEF 19 de Novembro – DRE Penha realizou a terceira exibição do dia. O texto escolhido foi a “Farsa da Boa Preguiça”.

A única AEL de Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) presente, a AEL Conceição Evaristo, da EMEFM Antônio Alves Veríssimo – DRE Pirituba, apresentou uma peça teatral que promoveu uma fusão de 3 obras de Suassuna, “O Auto da Boa Preguiça”, “A Pena e a Lei” e “Farsa da Boa Preguiça”.

A última apresentação foi da AEL Carolina Maria de Jesus, da EMEF João XXIII – DRE Butantã, que utilizou o estilo musical rap para exibir um Cordel da biografia do poeta homenageado.

O encerramento foi feito por alunos representantes de cada AEL que se apresentou. Eles subiram ao palco para relatar as experiências com o grupo nessa participação da Semana de Arte Moderna, além de fazerem os agradecimentos a todos os envolvidos na atividade.

Para Suelizinha, “a oportunidade dos alunos de se apresentarem no palco para outros colegas acadêmicos configura-se em uma experiência enriquecedora para quem atua e para quem assiste. Todos saem felizes, com a sensação de que tudo deu certo e de que participar da Semana de Arte Moderna foi muito bom”.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
1 2 3 4 1.674