Notícias

4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reunirá mais de 3 mil participantes nesta terça-feira

Evento terá oito oficinas sobre temas relacionados à comunidade escolar

Publicado em: 05/12/2023 9h00 | Atualizado em: 04/12/2023

Arte com fundo branco e desenhos abstratos coloridos. Se lê "4º Encontro Municipal Dos Grêmios Estudantis".
A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (5), das 9h às 17h, 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis no Pro Magno. O encerramento vai contar com show da Banda Engrenagem Urbana.

O encontro reunirá 3.100 pessoas entre estudantes e educadores das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs da Rede Municipal de São Paulo.

O objetivo é reunir os estudantes gremistas e proporcionar momentos de discussões sobre as questões e experiências vividas por eles no dia a dia da escola durante o ano letivo.

Com o intuito de promover a participação dos estudantes gremistas em discussões que contemplem as diversas temáticas vivenciadas por eles e toda a comunidade escolar, serão realizadas 8 oficinas, divididas em salas para grupos de 300 pessoas.

A programação, inclui, ainda um minicongresso que será realizado no espaço da grande plenária para cerca de 600 pessoas. O minicongresso terá como articuladores os 13 Grêmios escolhidos pelas DREs para homenagem “Grêmio Estudantil em Destaque”.

Oficinas sobre temas diversos
As oficinas serão realizadas em parceria com profissionais da SME e de outras Secretarias Municipais parceiras. Saiba quais serão:

Oficina 1 – Grêmio em foco: Transformando ideias em ações. Os líderes estudantis vão aprender como elaborar um plano de ação eficaz que seja capaz de traduzir as visões e ideias dos estudantes em ações concretas, promovendo um ambiente escolar mais participativo e engajado.

Oficina 2 – Construindo Pontes de Respeito: Educação para Relações de Gênero, Sexualidade e Diversidade no Grêmio Estudantil. Propõe uma abordagem interativa sobre educação para relações de gênero, sexualidade e diversidade para construir uma comunidade estudantil consciente, respeitosa e mais aberta para a diversidade.

Oficina 3 – Hackaton com A ADE Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento). É uma maratona de tecnologia com foco em desenvolver soluções para problemas enfrentados pela organização/entidade.

Oficina 4 – Grêmio Antirracista. Visa discutir o papel do Grêmio Escolar no combate ao racismo, sobretudo, em perspectivas de prevenção e resolução positiva de conflitos.

Oficina 5 – Instituto Vladimir Herzog – Democracia?! Para que? O que nos ensina o Portal Memórias da Ditadura. Serão apresentadas as mudanças realizadas no Portal Memórias da Ditadura. Após reformulação, o Portal Memórias da Ditadura conta com novidades em seu conteúdo e navegabilidade. Junto à apresentação, será realizada uma oficina com os estudantes com base nas informações e materiais contidos no site e que trabalhará conceitos como democracia, justiça e mobilização social.

Oficina 6 – Culturas em Conexão: Movimentos Possíveis. Reflexão sobre pluralidade cultural e artística presente nos territórios e sua relação com os espaços externos, considerando a constante fluidez das expressões, produções e linguagens dos estudantes e da comunidade escolar.

Oficina 7 – Conhecer para Incluir. Objetivo de sensibilizar os estudantes dos Grêmios Estudantis das Unidades Escolares da RME, sobre a temática das pessoas com deficiência em situações cotidianas.

Oficina 8 – ODS e Práticas Estudantis Sustentáveis. Busca ampliar o conhecimento sobre o papel estudantil na implementação dos ODS e inspirar iniciativas que colaborem com um mundo mais sustentável.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673